as escolas
FEDERAÇÃO REGIONAL DE SETÚBAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS
Manifesta-se preocupada com rankings
Embora esta forma de abordagem possa trazer uma noção do desempenho das instituições e levar com que ministério de educação procure promover a melhoria contínua nas mesmas, é crucial reconhecer as suas limitações e riscos com efeitos adversos e até perversos na forma como pode ser usada e abusada na rotulação e estigmatização das escolas e desmotivação de professores e alunos.
A Educação, que se pretende de qualidade, não se pode basear em critérios meramente quantitativos e estes rankings configuram uma abordagem muito redutora da realidade das escolas, uma vez que alinham em igualdade de circunstâncias todas as escolas, públicas ou privadas e de zonas com características socioeconómicas completamente díspares, o que em nada contribui para a melhoria da escola pública, conduzindo a uma ideia deturpada e injusta sobre o ensino público em Portugal, que é, por conceito, um ensino para todos, não se podendo mover por competições que só promovem as desigualdades.
Por esse motivo, a FERSAP apela a que o Ministério da Educação priorize e promova políticas que efetivamente fortaleçam as bases para uma educação sólida e que vise agregar e criar políticas educativas focadas no sucesso escolar em todas as escolas para que as oportunidades sejam mais justas para todos os alunos.
13.07.2024 - 21:04
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