as escolas
BARREIRO - Tertúlias Augusto Cabrita com Catarina Neves>
Comunidade Migrante no Barreiro, uma proposta de documentário

Catarina Neves
Catarina Neves começou nas rádios locais, nomeadamente na saudosa Rádio Sul e Sueste, no Barreiro, onde se encontrou com o seu amor pelo jornalismo. Tempos que ficaram para sempre na sua memória.
Terminada a licenciatura em Comunicação Social, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, foi jornalista na Gazeta dos Desportos.
Desde 2000, é jornalista na SIC, depois de 5 anos na TSF. Hoje, e em paralelo, filma e realiza documentários, alguns premiados. Tem mestrado em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras.
Como refere o Jornal Rostos,visto ter sido o Rosto do Ano 2022, na área da Comunicação Social: «Catarina Neves, barreirense, jornalista do canal de televisão SIC, desde Junho de 2000, marca regulamente presença nas nossas casas. É uma profissional que aposta no rigor, todos sentimos a dignidade que colocou nas suas reportagens como enviada especial da SIC, quer à guerra na Ucrânia, quer na
cobertura das eleições angolanas em 2022.
[...] A jornalista barreirense tem a sua marca na produção e realização de reportagens inseridas no programa "Perdidos e Achados" e “Reportagem Especial”, por exemplo no ano 2022: Burnout: paragem obrigatória.
Nas memórias do Barreiro inscreveu, entre outros trabalhos, a sua reportagem «Crooner Vieira - A Potência da voz e o romantismo não têm nada a ver com a idade», um trabalho de uma grande beleza, no qual se sente a sua paixão pelo Barreiro e pelos barreirenses.
Catarina Neves vive o jornalismo de forma intensa e apaixonada, a escrita está no seu sangue, quer como jornalista, quer como argumentista de ficção».
“Diálogos ou como o teatro e a ópera se encontram para contar a morte de 16 carmelitas e falar do medo”, de Catarina Neves (Doc, 2016, 70’, Portugal), venceu duplamente o 4.º Muvi – Festival Internacional de Música no Cinema, respetivamente os prémios do Público e do Júri do Palco Nacional das Odisseias Musicais. O filme revela os bastidores da produção da ópera "Dialogue des Carmélites", encenada em 2016 no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, por Luís Miguel Cintra. Produzido e realizado por Catarina Neves, sob encomenda daquele teatro nacional, “Diálogos” venceu em outubro o Prémio do Público para Melhor Filme Português do festival DocLisboa.
Fonte - Tertúlia Augusto Cabrita
16.10.2024 - 01:15
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.