as escolas
Universidade Sénior da Moita ano Letivo 2024/2025
Novos Saberes e Projetos de Vida: O Prazer de Partilhar e Aprender
No período da tarde os participantes, alunos e professores, tiveram a oportunidade de ouvir como oradores Miguel Feio, Coordenador da Escola Associada da UNESCO e Álvaro Cidrais da Lado Bom Cooperativa de Solidariedade Social, Crl.
O primeiro abordou “O Caminho da Educação como Fonte Inesgotável de Renovação e Crescimento”, tendo, o segundo, falado sobre os temas da Felicidade e da Gestão do Envelhecimento. Do programa fizeram, ainda, parte apontamentos culturais realizados pelos alunos das turmas de Cavaquinhos, Cante Alentejano, Tuna e Danças e Cantares e Tradicionais Portuguesas.
Presente na sessão esteve o vereador António Carlos Pereira, que tem os pelouros da Educação, Desenvolvimentos Social que se à UniSeM como “um projeto com uma forte dimensão social e humana, que se orienta pelos princípios do envelhecimento ativo e tem como um dos principais objetivos promover a aprendizagem ao longo da vida, de ensino informal proporcionando um espaço de crescimento intelectual, social e cultural. Ao abraçar a ideia de que o conhecimento não tem idade, este projeto incentiva a partilha de saberes, a construção de novos projetos de vida e a valorização da experiência acumulada pelos seus alunos e professores”.
António Carlos Pereira aproveitou, ainda, a ocasião para desejar a todos um excelente ano letivo 2024/2025, agradecendo aos professores, alunos e parceiros os seus inestimáveis contributos e dedicação, assim como à nova coordenação pedagógica desejos de manutenção do bom trabalho desenvolvido, pelos seus antecessores para que projeto, mantenha o rumo do sucesso e que continue a ser um valioso recurso à disposição da comunidade sénior do concelho da Moita.
Papel crucial da UniSem na vida dos séniores do concelho
O tema desta conferência, "Novos Saberes e Projetos de Vida: O Prazer de Partilhar e Aprender", alinha-se perfeitamente com os objetivos da UniSeM, pois através da aprendizagem contínua, os alunos têm a oportunidade de explorar novas áreas de conhecimento e, ao mesmo tempo, partilhar as suas vivências, criando uma troca intergeracional e uma comunidade ativa de aprendizagens.
Esta troca não só enriquece quem aprende, mas também quem ensina, destacando o caráter dinâmico da educação. A criação de novos projetos de vida, seja em atividades culturais, sociais ou de lazer, é um ponto central da Unisem, pois oferece aos seus alunos a oportunidade de se reinventarem e descobrirem novas paixões, sendo prova disso as inúmeras e diversificadas disciplinas lecionadas ao longo do ano.
Neste contexto, a Universidade Sénior da Moita, desempenha um papel crucial, oferecendo espaços de aprendizagem, partilha e desenvolvimento pessoal e social, para pessoas que vivem mais tempo e de forma mais ativa.
Com uma vida mais longa, os nossos alunos e alunas da terceira e quarta idade não se limitam a uma fase de descanso, mas têm a possibilidade de viver longas vidas de lazer, seja no campo do conhecimento, da cultura ou em projetos de vida pessoal, mas igualmente profissionais e sociais. A educação torna-se, então, num meio fundamental para garantir que essas etapas sejam ativas e significativas. Neste sentido, a Universidade Sénior da Moita, não só acompanha essa evolução, mas também se torna um alicerce fundamental para apoiar essa nova fase da vida, ajudando a redescobrir o prazer do saber, a promover o desenvolvimento continuo, melhoria da qualidade de vida e bem-estar, assim como seu envolvimento em projetos cívicos e comunitários.
Já ontem, dia 16 de outubro, quarta-feira, pelas 10:00 horas, no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, foi promovida uma sessão de boas-vindas e de apresentação das atividades e calendário escolar 2024/2025 a todos os novos alunos da Universidade Sénior da Moita.
Nos dias de ontem, 16 de outubro e hoje, 17, o secretariado da UniSeM estará no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, entre as 13:30h e as 12:00 e as 14:30 e as 17:00h, de forma a prestar todos os esclarecimentos aos alunos e para ajuda na consulta das pautas.
As pautas com as listas dos alunos admitidos, serão, ainda, afixadas nos seguintes locais:
JUNTA DE FREGUESIA DA MOITA
Horário: 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.
Alameda dos Bombeiros Portugueses, Moita
JUNTA DE FREGUESIA DE ALHOS VEDROS
Horário: 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.
Largo da Graça – Alhos Vedros
UNIÃO DE FREGUESIAS DA BAIXA DA BANHEIRA E VALE DA AMOREIRA
Horário: 09:00 ás 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.
Baixa da Banheira: R. Eduardo Mondelane, nº 2
Vale da Amoreira: Av. Vasco da Gama – Edifício Mercado Municipal – Loja A
UNIÃO DE FREGUESIAS DO GAIO-ROSÁRIO E SARILHOS PEQUENOS
Horário: 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.
Gaio-Rosário: R. Luís de Camões, nº 44
Sarilhos pequenos: Rua Teófilo Braga, nº 44
Fonte - CMM
17.10.2024 - 14:46
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.