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BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos
Intercâmbio de alunos em Békéscsaba, Hungria, no âmbito do Programa Erasmus+

BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos<br />
Intercâmbio de alunos em Békéscsaba, Hungria, no âmbito do Programa Erasmus+ Entre os dias 6 e 12 de outubro, quatro alunos do 11.º ano da Escola Secundária de Casquilhos, acompanhados por três professoras, participaram num intercâmbio de alunos em Békéscsaba, Hungria, no âmbito do Projeto Erasmus+ “Don’t be a cyberbully! Be aware!”.

Este projeto, que envolve três países – Hungria, Portugal e Turquia – tem como objetivo sensibilizar os jovens para o combate ao ciberbullying e promover a colaboração entre culturas.

Durante o intercâmbio, os alunos ficaram alojados em casas de famílias húngaras, o que lhes proporcionou uma experiência cultural imersiva. Esta modalidade de alojamento permitiu não só uma maior integração dos alunos na comunidade local, como também o desenvolvimento de competências linguísticas e interculturais. Ao conviverem diretamente com as famílias húngaras, os alunos puderam vivenciar o dia-a-dia, os hábitos e as tradições deste país, criando laços de amizade que perdurarão para além do intercâmbio.

As atividades do programa foram diversas e enriquecedoras. No primeiro dia, os alunos foram recebidos na escola anfitriã com uma visita às instalações e, posteriormente, cada delegação apresentou o seu país, cidade e escola, utilizando diferentes ferramentas digitais. Seguiu-se uma votação para eleger o logótipo que representará o projeto e um “peddy paper” pela cidade de Békéscsaba, durante o qual os participantes puderam explorar e conhecer melhor a cidade que os acolheu.

Nos dias seguintes, as atividades focaram-se no tema do projeto – ciberbullying -, através de “workshops” e discussões conduzidos por uma psicóloga especialista na área. Estes momentos de reflexão permitiram aos alunos identificar os tipos, as causas e as consequências do ciberbullying, assim como explorar estratégias de prevenção. Trabalhando em equipas internacionais, os alunos conceberam posters de sensibilização, que foram posteriormente partilhados nas suas redes sociais, de forma a estender a mensagem do projeto a um público mais alargado.

A componente cultural do intercâmbio foi igualmente marcante. Uma das visitas mais memoráveis foi à capital húngara, Budapeste, onde os alunos tiveram a oportunidade de explorar monumentos emblemáticos como o Parlamento, o Castelo de Buda, a Basílica de Santo Estêvão e a Praça dos Heróis, entre outros. No regresso a Békéscsaba, a viagem de comboio ofereceu ainda uma oportunidade para contemplar as belas paisagens da Hungria.

Outra experiência significativa foi a visita à cidade de Gyula, onde os alunos exploraram os Castelos de Almásy e de Gyula, importantes marcos históricos e arquitetónicos. No último dia de atividades, o grupo deslocou-se a Szarvas, tendo visitado a “Mini Hungria”, um parque de miniaturas que exibe réplicas de monumentos históricos do país, alguns dos quais se encontram atualmente em territórios que pertencem à Eslováquia e à Roménia. A visita culminou com um passeio de barco no rio Körös, que permitiu apreciar a beleza natural da região.

O intercâmbio terminou com uma emotiva festa de despedida, que coincidiu com o jantar anual da escola anfitriã. Nesta celebração, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar a gastronomia tradicional húngara e de conviver num ambiente descontraído, fortalecendo os laços entre os alunos dos três países.

Este intercâmbio proporcionou aos alunos não só uma experiência cultural única, mas também o desenvolvimento de várias competências fundamentais, como a capacidade de trabalhar em equipa, a comunicação em língua inglesa e a sensibilização para questões sociais como o ciberbullying. O contacto com diferentes realidades culturais e educativas contribuiu, sem dúvida, para o crescimento pessoal e académico dos participantes, que regressaram a Portugal com novas amizades e uma visão mais alargada do mundo que os rodeia.

Este tipo de iniciativa, promovido pelo Programa Erasmus+, sublinha a importância da cooperação internacional na educação e demonstra como a mobilidade de alunos pode ser uma ferramenta poderosa para a promoção de valores como a tolerância, a cidadania ativa e o respeito pelas diferenças culturais.

Beatriz Sério – 11.ºB
Luís Lourenço – 11.ºB
Mateus Nascimento – 11.ºE
Sofia Amorim – 11.ºE

20.10.2024 - 19:06

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