as escolas
BARREIRO - Escola Básica n.º 1 da Telha Nova - PROJETO NATIVAWAKY
ALUNOS DO 1.º CICLO PLANTAM MAIS DE 200 SOBREIROS
Foi o 2.º ano consecutivo que os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica n.º 1 da Telha Nova, no Barreiro, semeiam uma quantidade considerável e importante de sobreiros para serem, posteriormente, utilizados em projetos de reflorestação urbana e rural.
A iniciativa e orientação partem da bióloga Sónia Soares, fundadora do projeto Nativawaky, e dos professores de 1 º ciclo da EB Telha Nova, com o intuito de sensibilizar as camadas mais jovens para a importância da reflorestação do nosso país, através do Projeto Escolar Mão Verde:
“É uma ação com um impacto gigante nos jovens. Através da prática, compreendem a necessidade de plantarmos árvores para a nossa sobrevivência. E é tão bom vê-los entusiasmados em saber fazer, em contribuir para um mundo melhor”, partilha Sónia Soares.
Ao todo, já foram plantados 300 sobreiros, criados por estes alunos, utilizados nos projetos de plantação de 2024, nos quais a Nativawaky está envolvida: Projeto Floresta Montes Claros - Bombarral, Projeto Floresta Comunitária - Lourinhã, Projeto Uma Escola, Uma Floresta - Algoz e Projeto Quinta do Meloal – AIPAR, Faro.
As plantações têm início a 8 de novembro 2024 e prolongam-se até dezembro.
Conscientes com o impacto da sua ação na regeneração ambiental, está programado para 2024/2025 dar continuidade, pelo 3º ano consecutivo, ao Projeto Mão Verde, este ano com uma novidade, a inclusão da plantação de pinheiros.
A criação deste viveiro por parte dos alunos de 3º ano da escola, terá arranque no dia 15 de novembro, com a aproximação do Dia da Floresta Autóctone, celebrado a 23 de novembro.
Está programada uma atividade, para 29 de novembro, entre as 13h30 e as 18h00, onde os alunos em conjunto com os seus professores vão colocar as sementes na terra e ter uma aula ao ar livre sobre as características das espécies semeadas e a importância de plantarmos árvores autóctones, guiada pela bióloga Sónia Soares.
No sonho de um dia terem uma minifloresta no seu espaço escolar, estas crianças estão desde o 1º ano a darem o seu contributo para a preservação ambiental de uma forma genuína.
Sobre a Nativawaky
É um projeto nascido em Outubro de 2022, pela sua fundadora Sónia Soares, e que tem como desafio reflorestar Portugal de forma mais biodiversa e densa, obtendo florestas mais resistentes, resilientes e sustentáveis, inspiradas no Método Miyawaki. Em Portugal, é o primeiro projeto a plantar miniflorestas Miyawaki no Algarve.
A utilização desta metodologia permite ainda a plantação de miniflorestas em espaços escolares e meios urbanos, sendo verdadeiros santuários de biodiversidade ou uma sala de aula ao ar livre, com diversos benefícios ambientais, elevado potencial educacional e grande contributo para a saúde da população local.
23.11.2024 - 13:59
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.