as escolas
Professora do Politécnico de Setúbal
Eleita para o Conselho de Ética do Conselho Superior da Magistratura
Lucília Nunes, professora coordenadora principal do Politécnico de Setúbal (IPS), foi recentemente designada pelo Plenário do Conselho Superior da Magistratura (CSM) para integrar o Conselho de Ética deste órgão, "como personalidade de reconhecido mérito", juntamente com Paula Lobato Faria, também docente do Ensino Superior.
Órgão com funções exclusivamente consultivas, o Conselho de Ética do CSM foi criado para emitir pareceres sobre a compatibilidade de determinados comportamentos com o Código de Conduta dos Juízes, bem como para formular recomendações sobre a aplicação e atualização deste instrumento orientador, que define princípios éticos a observar, tanto no exercício das funções judiciais, como em situações da vida privada que possam ter impacto na dignidade do cargo.
Atualmente vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Lucília Nunes integra o Conselho de Ética da Universidade do Minho, a Comissão de Ética da Sociedade Portuguesa de Saúde Mental e a Comissão de Ética para as Ciências da Vida e da Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Exerceu, durante cerca de duas décadas, a atividade de Enfermagem em diversas unidades hospitalares do SNS e foi igualmente dirigente da Ordem dos Enfermeiros. Integrou também o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, do qual foi vice-presidente (2015-2021), e recebeu a medalha de serviços distintos do Ministério da Saúde, grau ouro, em 2019.
No IPS, coordena o Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), sendo igualmente presidente da Comissão de Ética da instituição, que recentemente lhe atribuiu a distinção de Professor Benemeritus.
Doutorada em Filosofia, com agregação em Filosofia, especialidade em Ética (2015, Universidade do Minho) e agregação em Enfermagem (2019, Universidade de Lisboa), Lucília Nunes é autora de várias obras que refletem as suas áreas de investigação, nomeadamente “E se eu não puder decidir? Saber escolher no final da vida”, "Ética de Enfermagem - fundamentos e horizontes" e “Para uma Epistemologia de Enfermagem”.
27.11.2024 - 13:10
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.