as escolas
Calendário “Um Ano pelo Ambiente – Biodiversidade da Reserva Natural Local”
Escola Básica de Palhais é a vencedora da IV Edição
A EB de Palhais conquistou o primeiro lugar e divide o pódio com a EB Quinta Nova da Telha e com o Jardim de Infância do Bairro 25 de Abril, na segunda e terceira posições, respetivamente.
Em 4 lugar, ex aequo, ficaram: Escola Básica /JI Natércia Couto; Escola Secundária Augusto Cabrita; Escola Básica/JI Henrique Galvão; Escola Básica /JI Professor José Joaquim Rita Seixas; A Voz do Operário - Espaço Educativo do Lavradio; Escola Básica/JI Nº6 do Barreiro; Escola Básica 2/3 Padre Abílio Mendes; Escola Profissional Bento de Jesus Caraça e Jardim dos Príncipes – Jardim de Infância.
Recorde-se que este ano o desafio consistiu na elaboração de um trabalho artístico inspirado na Biodiversidade da Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata Nacional da Machada.
Participaram, com empenho e criatividade, nesta IV edição, 23 estabelecimentos de ensino do concelho com um total de 50 trabalhos.
Em 2024 os membros do júri convidados foram: António Sousa Pereira, Diretor do Jornal Digital Rostos (que não conseguiu estar presente); Marta Batista, Coordenadora da Comissão de Ambiente, Sustentabilidade, Mobilidade e Proteção Civil da Assembleia Municipal do Barreiro, (que também não esteve presente) e Nélia Graça, Artesã responsável pela marca Art´snelita e elemento integrante da Divisão de Obras Municipais, Estudos, Empreitadas e Energia na Câmara Municipal do Barreiro.
O valor atribuído a cada um dos vencedores, destina-se à aquisição de material escolar, num estabelecimento de comércio local.
Durante esta sessão foi ainda possível entregar aos participantes o novo calendário de 2025 com os 12 trabalhos premiados.
Rui Pedro Pereira, Vereador com a área da Educação Ambiental no Município, agradeceu a participação e presença de todos na cerimónia e salientou a qualidade e diversidade dos trabalhos apresentados.
O Vereador referiu a dificuldade sentida pelos elementos do Júri na escolha de "apenas 12 trabalhos, de entre a meia centena este ano apresentados a concurso" e manifestou a sua satisfação "pela forma como, ano após ano, e com grande imaginação estes desafios são trabalhados com os vossos alunos".
Em representação dos restantes elementos do Júri, Nélia Graça confirmou que a escolha de apenas 12 trabalhos ´deu luta, porque há trabalhos lindos, mas foi possível chegar a um consenso".
O calendário de 2025 reflete o olhar da comunidade educativa do concelho sobre a necessidade de preservarmos os nossos ecossistemas e vai marcar de forma muito positiva todos os dias do novo ano.
A terminar, Rui Pedro Pereira afirmou que, uma vez mais, "conseguiram demonstrar que somos uma sociedade responsável e solidária na utilização sustentável dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente".
07.12.2024 - 13:08
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.