as escolas

Na Escola Secundária de Santo António
Pensar o Direito e a Cidadania na Comunidade Escolar
.tema de formação para docente de Escolas do Barreiro

Na Escola Secundária de Santo António <br />
Pensar o Direito e a Cidadania na Comunidade Escolar<br />
.tema de formação para docente de Escolas do Barreiro Um processo de formação dirigido ao pessoal docente dos Agrupamentos de Escolas do Barreiro, teve a primeira sessão na Escola Secundária de Santo António. Estas ações formativas tem como objetivo geral capacitar para intervir no âmbito de processos disciplinares, tutelares educativos e processos-crime e adquirir conhecimentos referentes ao funcionamento e articulação com o sistema judicial, com a comunidade e com as entidades em geral.

O Grupo de Trabalho constituído para ministrar as ações formativas é composto por representantes da CMB, Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) - Equipa Tutelar Educativa Lisboa Sul e Setúbal; Delegação do Barreiro da Ordem dos Advogados; Tribunal do Barreiro, nas áreas processuais Crime e Família e Menores; Polícia de Segurança Pública – Divisão Policial do Barreiro e Guarda Nacional Republicana – Destacamento Territorial do Montijo, com enfoque para a participação das Equipas do Programa Escola Segura das duas entidades.

Segundo a autarquia, as ações formativas dão sequência ao trabalho já iniciado pela Câmara Municipal conjuntamente com a DGRSP, que já ministrou ações para os Diretores de Agrupamento e surge na sequência da manifestação de necessidade de dar continuidade às mesmas, alargando o público-alvo, e a inclusão das várias entidades intervenientes em sede de matérias atinentes a processos-crime e tutelares educativos, que envolvam jovens que tenham praticado factos qualificados como crime.

Salienta o município, que o projeto constitui-se como uma resposta necessária ao aumento do número de casos que são reportados às entidades dinamizadoras das ações.
Neste contexto, serão ainda disponibilizados aos Agrupamentos ferramentas que permitam aos docentes intervir de forma qualificada, com o devido enquadramento legal, diminuindo o número de pendências, potenciando a intervenção atempada e prevenindo ocorrências.

18.03.2025 - 14:03

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.