as escolas

Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais
Uma Educação de qualidade não pode ser reduzida a indicadores
. Rankings comparar o incomparável

Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais<br />
Uma Educação de qualidade não pode ser reduzida a indicadores <br />
. Rankings comparar o incomparável A FERSAP defende que uma Educação de qualidade não pode ser reduzida a indicadores meramente quantitativos que desconsideram o contexto em que as escolas operam e que podem ter efeitos perversos que podem levar à estigmatização das escolas e desmotivação de alunos e professores.

Comparar o Incomparável: FERSAP questiona rankings escolares"

Esta sexta-feira foi publicado o ranking nacional de escolas, baseado única e exclusivamente no desempenho nos exames nacionais do ensino secundário – ou seja, na média das classificações obtidas em oito exames realizados por alunos de escolas públicas e privadas que efetuaram mais de 100 provas, em território continental e insular.

A FERSAP volta a questionar o interesse e manifesta-se contra este tipo de rankings que, ao promoverem uma comparação “cega” entre escolas, acabam por comparar realidades profundamente distintas. É com preocupação que assistimos ao impacto negativo que estes rankings podem ter, ao induzirem interpretações erradas sobre a qualidade da Educação em Portugal e o trabalho desenvolvido nas escolas, muitas vezes em condições bastante desiguais.

Este tipo de classificação ignora fatores determinantes para o processo de aprendizagem e para o desempenho dos alunos, tais como:

• a falta de professores;
• a ausência de docentes ao longo de todo o ano em determinadas disciplinas;
• o contexto socioeconómico das famílias;
• o grau de habilitações literárias dos encarregados de educação;
• a capacidade financeira para recurso a explicações;
• e as condições das infraestruturas escolares.

A FERSAP defende que uma Educação de qualidade não pode ser reduzida a indicadores meramente quantitativos. Rankings que desconsideram o contexto em que as escolas operam têm efeitos perversos: estigmatizam escolas, desmotivam alunos e professores, e afastam-nos da missão central do sistema educativo – o sucesso de todos os alunos.

Reconhecemos que a comparação entre escolas pode ser útil e construtiva, desde que feita com justiça e equidade. Só assim poderá contribuir para uma real melhoria das práticas e para a promoção da qualidade no ensino.

Neste contexto, rankings bem estruturados podem ter um papel positivo:

• ao promoverem transparência;
• ajudarem os encarregados de educação a tomar decisões informadas;
• identificarem boas práticas;
• e estimularem o debate público sobre o sistema educativo.

Por tudo isto, a FERSAP apela ao Ministério da Educação para que desenvolva políticas educativas mais justas, equitativas e fundamentadas, que assegurem as condições para o sucesso escolar em todas as escolas – independentemente da sua localização ou contexto. Acreditamos que todos os alunos merecem oportunidades iguais. Não podemos aceitar menos do que isso.

A FERSAP 2025, abril, 04

05.04.2025 - 19:13

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