as escolas
BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos
Erasmus+ em Las Palmas de Gran Canária: quatro dias de aprendizagem, partilha e crescimento

Integrado no projeto “Eco-Digital Connections: Learning, Sharing & Growing”, o intercâmbio promoveu o contacto com outras realidades educativas, a literacia digital e a consciência ambiental – pilares de uma educação voltada para o futuro.
No âmbito do Projeto de Acreditação do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, as seis alunas do 11.º ano participaram nesta mobilidade de grupo entre os dias 31 de março e 3 de abril, acompanhadas por duas professoras. A atividade decorreu no IES Feria del Atlántico, escola parceira espanhola, e foi cuidadosamente estruturada para integrar aprendizagens ativas, possibilitar a imersão cultural e assegurar o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.
O primeiro dia foi dedicado ao acolhimento e à integração dos participantes. Após uma visita guiada à escola anfitriã, o grupo português apresentou a sua escola, cidade e país, utilizando diversos formatos digitais, nomeadamente vídeos e apresentações interativas. As alunas dinamizaram ainda um “workshop” centrado no tema das redes sociais, que levou os participantes a refletir sobre os riscos, o impacto e o uso consciente das plataformas digitais. Estava também prevista uma atividade prática de design de t-shirts, enquadrada no tema da criatividade digital, cuja concretização será finalizada pela escola anfitriã e cujos produtos finais serão enviados posteriormente.
No segundo dia, os participantes exploraram a biodiversidade marinha na Praia de Las Canteras, visita seguida de atividades náuticas como “snorkeling”, canoagem e “paddle”. Para além do contacto direto com a natureza local, estas experiências fomentaram o trabalho em equipa, a responsabilidade ambiental e o espírito de entreajuda.
O terceiro dia foi dedicado à biodiversidade terrestre e ao património cultural, com visitas a zonas protegidas e às vilas de Teror, Tejeda e Agaete. A chuva intensa que se fez sentir dificultou a visita, mas não impediu que os participantes apreciassem a beleza natural e o valor histórico destes locais.
Por fim, no quarto dia, as alunas envolveram-se num projeto criativo: a elaboração de um vídeo-resumo acerca da mobilidade. Utilizando os materiais recolhidos ao longo da semana, trabalharam em equipa na edição e produção de um registo digital que refletisse os momentos mais marcantes da experiência.
Durante essa semana, as alunas desenvolveram competências de comunicação intercultural, colaboração, criatividade, pensamento crítico, autonomia e literacia digital e ambiental. Para além do enriquecimento académico, esta experiência proporcionou-lhes uma vivência internacional única, que contribuiu significativamente para o seu crescimento pessoal e para a valorização da diversidade cultural.
O valor das experiências internacionais no percurso educativo dos jovens, numa perspetiva concreta, foi demonstrado através desta mobilidade, que proporcionou a vivência num contexto multicultural e a participação em atividades centradas em temas atuais e relevantes. Consequentemente, as alunas tiveram oportunidade de aplicar conhecimentos, desenvolver novas competências e alargar a sua visão do mundo. De facto, iniciativas desta natureza reforçam o papel do Programa Erasmus+ na promoção de uma educação mais inclusiva, atual e ajustada à realidade global.
Catarina Friza – 11.ºF
Leonor Sardinha – 11.ºF
Matilde Libório – 11.ºF
Maura Fernandes – 11.ºE
Sofia Amorim – 11.ºE
Sofia Silva – 11.ºF
09.04.2025 - 23:45
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.