as escolas
BARREIRO - José Capelo, Presidente do Conselho Executivo da FERSAP
Preocupações com a falta de recursos humanos nas escolas

A Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais (FERSAP) celebrou o seu 36º aniversário com a conferência "Educação em tempos de Transformação", realizada no sábado, 10 de maio de 2025, na Casa da Cidadania Cabós Gonçalves, no Barreiro.
O evento contou com a presença de pais, encarregados de educação, dirigentes associativos, docentes e não docentes, além de oradores convidados.
Sessão de Abertura
José Capelo, Presidente do Conselho Executivo da FERSAP, abriu a conferência agradecendo a todos os presentes, aos oradores e a todos os membros, entidades e empresas que contribuíram para a realização da mesma. Destacou em seguida o trabalho contínuo da FERSAP na defesa dos interesses dos pais e encarregados de educação do distrito de Setúbal. O Presidente da FERSAP abordou preocupações centrais, como a falta de recursos humanos nas escolas ao nível de professores e de assistentes operacionais, a necessidade de um verdadeiro e efetivo plano nacional de requalificação e de construção de novas escolas dotado dos necessários meios financeiros e a preocupação sobre o crescimento da violência em recinto escolar. Enfatizou que a FERSAP busca ser parte da solução, contribuindo ativamente para o bem-estar das crianças e jovens.
Sara Ferreira, Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Barreiro, destacou a evolução da escola ao longo dos anos e o compromisso da Câmara em trabalhar em prol dos alunos, sendo um parceiro das comunidades educativas.
1º Painel: "O Modelo de Educação Atual - Impactos e Desafios"
Os oradores, Professor António Guerreiro, Presidente da FRAP Algarve, Marta Rodrigues e a estudante Catarina Menor debateram o modelo atual de educação, analisando suas vantagens e lacunas em diferentes perspetivas, a do professor, a do aluno e a do movimento associativo parental. Discutiram o papel das Associações de Pais e a importância de ouvir mais e de envolver mais os alunos nas decisões escolares. O painel também abordou a capacidade de a escola preparar devidamente os alunos para os desafios atuais e as mudanças urgentes necessárias para o futuro da educação
Durante o coffee break, decorreu um momento musical de um jovem dueto da Academia de Jazz - Os Franceses, seguido da celebração do 36º aniversário da FERSAP.
2º Painel: "A Educação como Motor de Transformação"
O Professor Rui Pereira, a Dra. Ana Teresa Prata e a Dra. Vanda Robalo debateram, no âmbito das duas áreas técnicas e profissionais, como a educação pode ser um motor de transformação social e económica. A escola serve para aprender a pensar. A escola, o estudo, a aprendizagem e o pensamento constituem fins em si mesmo. Abordaram a forma como as crianças e os jovens olham para a escola, as suas preocupações e dificuldades, bem como os desafios que lidam no seu dia a dia e como podemos preparar-nos para os desafios futuros.
Sessão de Encerramento
A Inspetora Maria Leonor Duarte, Chefe da Equipa Multidisciplinar da Educação da Inspeção-Geral de Educação e Ciência, fez um resumo dos principais temas abordados na conferência, do muito que foi feito nestes 50 anos, mas, também, o que falta fazer. Destacou a importância destas iniciativas, as quais ajudam a moldar o presente e o futuro da educação. Finalizou destacando a importância que membros do Ministério de Educação tenham a possibilidade de contactar mais com as comunidades educativas e com elas aprender.
José Capelo, Presidente do Conselho Executivo da FERSAP, terminou destacando que este evento quis ser uma oportunidade de reflexão, aprendizagem e crescimento sobre a escola que temos e a que precisamos para toda a comunidade escolar presente. Afirmou que, para a FERSAP, esta conferência foi um ponto de partida num mundo em constante mudança, onde é essencial que o sistema educativo seja flexível, inclusivo e capaz de preparar os alunos para um futuro que tem o seu grau de incerteza.
A FERSAP expressa o seu agradecimento ao Município do Barreiro pelo apoio na realização desta iniciativa, bem como à Opticália de Santa Maria, a Ricardo Lychnos, à Start Up Barreiro, à Escola de Jazz dos Franceses, à Palhaça Preguiça, a Lima Fortuna, à APEBBA, à Compal e à Água Serra da Estrela.
12.05.2025 - 23:54
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.