as escolas

Montijo presta tributo a José Francisco dos Santos
Atribuindo o seu nome ao Laboratório de Aprendizagem do Montijo

Montijo presta tributo a José Francisco dos Santos<br />
Atribuindo o seu nome ao Laboratório de Aprendizagem do Montijo Foi num ambiente de grande emoção e reconhecimento que a Câmara Municipal do Montijo prestou homenagem ao Professor José Francisco dos Santos, no passado sábado, 10 de maio, atribuindo o seu nome ao Laboratório de Aprendizagem do Montijo (LAM).

A cerimónia decorreu no próprio LAM, localizado no Centro Cívico do Esteval, e contou com a presença de autarcas, familiares, amigos e antigos alunos do homenageado.
Visivelmente emocionado, Francisco Santos agradeceu a distinção com palavras sentidas, evocando a sua trajetória como professor e autarca: “Exerci sempre a profissão de professor com dedicação total, mesmo quando assumi funções de direção ou cargos políticos. Estabeleci laços profundos com os meus alunos e alunas, laços esses que se mantêm vivos nos reencontros e nas memórias que partilhamos. Talvez por sentirem estes alunos e alunas com os quais estabeleci relações profundas e contínuas, me tenham agora honrado com esta distinção”.

O homenageado manifestou-se “muito feliz, mesmo muito” por ver o seu nome atribuído ao Laboratório de Aprendizagem do Montijo, partilhando a distinção com todos os que abraçam a mesma missão: “Esta homenagem é também para esta honrada profissão e para todos os professores e educadores que, no concelho, têm dedicado as suas vidas a ensinar crianças, adolescentes e adultos”.

A presidente da câmara municipal, Maria Clara Silva, enalteceu o legado de Francisco Santos como “educador, autarca e homem de causas”, sublinhando o simbolismo da escolha do LAM para perpetuar o seu nome: “Foi sempre um homem à frente do seu tempo, que abraçou o Montijo como terra sua e se destacou pelo compromisso com os seus alunos e com a comunidade. O seu nome ficará agora associado a um espaço de inovação pedagógica e partilha de conhecimento criado em 2018 no âmbito do Projeto CRIA”.
Natural de Portimão, Francisco Santos reside no Montijo desde 1963. Lecionou e exerceu funções de direção na atual Escola Secundária Jorge Peixinho, desempenhou cargos políticos e participou ativamente na vida associativa local. Desde 2018, é reitor da Universidade Sénior do Montijo, onde continua a promover a aprendizagem ao longo da vida.

Esta homenagem integra um ciclo de distinções promovido pela autarquia, que visa reconhecer personalidades que marcaram o concelho na área da educação com a atribuição dos seus nomes a espaços municipais. A cerimónia de homenagem ao professor João Vau decorreu no dia 3 de maio, nos “Trilhos da Ciência”, na Atalaia. Em breve, o professor Joaquim Tapadinhas verá igualmente o seu nome associado ao espaço “Trilhos da Leitura”, dedicado à educação, à leitura e à literatura.

14.05.2025 - 20:07

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.