as escolas

Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais
Fortalece Laços com Associações de Pais no Seixal

Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais <br />
Fortalece Laços com Associações de Pais no Seixal A Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais (FERSAP) realizou este sábado, a 5ª reunião descentralizada, no Auditório da Escola Secundária da Amora, no Seixal. Esta iniciativa faz parte do compromisso da FERSAP em reforçar a proximidade com as Associações de Pais do distrito, promovendo a cooperação, a partilha de boas práticas e o debate de temas essenciais para a educação pública, escola pública, crianças e jovens nos 13 concelhos do distrito.

O encontro, em formato híbrido, contou com a presença física e online de membros do Conselho Executivo da FERSAP, dos seus órgãos sociais, e de dirigentes de 14 Associações de Pais do Concelho do Seixal.

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal do Seixal, Dra. Maria João Macau, parabenizou a iniciativa da FERSAP e felicitou os presentes pelo trabalho diário nas respetivas Associações de Pais e pela dedicação em debater temas de interesse em prol da escola pública. Na sua intervenção, fez um balanço detalhado do trabalho realizado pela Câmara Municipal ao longo dos últimos anos, destacando os processos de investimento na construção de novas escolas para o pré-escolar e 1.º ciclo, novas construções a iniciar, concursos lançados e projetos de requalificação de escolas do 2.º e 3.º ciclo e secundárias que aguardam financiamento.

Entre os temas debatidos estiveram:

• A necessidade de novos equipamentos escolares para o 2.º, 3.º ciclo e secundário, devido ao crescimento populacional, especialmente de jovens casais com filhos.

• Os desafios da descentralização de competências e as dificuldades na gestão de recursos humanos, especialmente Assistentes Operacionais, cuja legislação de rácios está desatualizada e não reflete as exigências atuais das escolas do concelho. A Câmara possui uma bolsa de 12 elementos para necessidades pontuais, que acabam por se tornar insuficientes.

• A necessidade de reflexão sobre o modelo curricular do ensino regular e profissional, que permanece inalterado há muito tempo apresentando uma visão algo limitada e economicista da educação.

• A importância de refletir sobre o programa de Escola a Tempo Inteiro (Atividades de Enriquecimento Curricular, Componente de Apoio à Família e Atividades de Animação e de Apoio à Família), e a necessidade de apostar mais na “brincadologia” e no financiamento adequado. As AECS têm base legislativa de financiamento não alterada desde 2021, enquanto o número de alunos tem-se alterado significativamente. As CAF e AAAF não têm modelo de financiamento definido, sendo debatido o funcionamento das mesmas no concelho do Seixal onde é assumido pelas Associações de Pais.

• O crescente número de crianças com necessidades educativas específicas e a falta de recursos humanos e infraestruturas, como Unidades Especializadas de Educação Especial, preocuparam os presentes.
José Capelo, Presidente do Conselho Executivo da FERSAP, sublinhou “Queremos estar em cada um dos 13 concelhos do distrito de Setúbal porque o Movimento Associativo Parental local importa, sendo importante fortalecer a colaboração e a valorização do fundamental papel das Associações de Pais na construção de soluções para os desafios da educação. Esta manhã de sábado é uma prova de que a união e o trabalho conjunto podem fazer a diferença para contribuir para um futuro mais promissor para as nossas crianças e jovens.”

A FERSAP agradece à Câmara Municipal, à Escola Secundária da Amora e às Associações de Pais locais pela participação e colaboração, demonstradas durante a reunião e no almoço de convívio que se seguiu.

Fonte FERSAP

12.06.2025 - 10:19

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.