as escolas

Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro em Curtas
Festival Curtas na Margem Almada, Barreiro, Montijo e Seixal
. Alargar a contexto intermunicipal

Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro em Curtas<br />
Festival Curtas na Margem Almada, Barreiro, Montijo e Seixal<br />
. Alargar a contexto intermunicipal Depois do sucesso das duas primeiras edições, o Curtas na Margem regressa em 2025 com importantes novidades: o festival alarga-se agora aos municípios do Barreiro, Seixal e Montijo, juntando-se a Almada numa rede de escolas unidas pelo cinema e pelo território que partilham — o Rio Tejo.
O tema deste ano, “Este rio que nos toca”, convida os alunos do ensino secundário a criarem curtas-metragens que explorem a relação profunda entre o Tejo e as comunidades que vivem nas suas margens.

O projeto «Barreiro em Curtas» é uma iniciativa pedagógica e formativa, destinada à formação de públicos escolares do ensino secundário, centrando-se no desenvolvimento da literacia fílmica e na experimentação audiovisual.

O seu objetivo principal é capacitar os alunos para a leitura crítica da imagem e para a criação audiovisual, através de oficinas orientadas por profissionais de cinema. Une jovens criadores, escolas e instituições culturais na celebração da memória local através do cinema. É organizado pelo Agrupamento de Escolas de Casquilhos e pelo Cine Clube do Barreiro, em articulação com os Agrupamentos de Escolas do Barreiro, a Academia de Jazz – Os Franceses e o Plano Nacional de Cinema.
O evento conta com a colaboração de vários parceiros institucionais e culturais e o patrocínio da Câmara Municipal do Barreiro, do Rotary Club do Barreiro e da Fundação Amélia de Mello.

Objetivos

. Educar para o cinema documental, através da criação de curtas-metragens sobre o Barreiro, realizadas por alunos com o apoio dos seus formadores e professores.

. Valorizar o património material e imaterial local, recuperando histórias de vida, movimentos sociais, associações culturais e eventos marcantes do Barreiro passado, presente e futuro.

. Desenvolver competências técnicas e criativas, através da realização de workshops de cinema documental, de animação e de bandas sonoras para cinema.

. Contribuir para o enraizamento de hábitos culturais e para a formação de novos públicos do cinema.

. Fomentar o trabalho colaborativo e interdisciplinar entre jovens criadores de áreas distintas (imagem e som).

. Estreitar relações entre escolas, instituições locais e agentes culturais, envolvendo o tecido associativo e artístico do concelho.

. Criar uma rede educativa intermunicipal, com a articulação do Festival de Curtas da Margem de Almada, dinamizado pelo professor Américo Jones, sob o tema comum “Este rio que nos toca”.

. Transformar o Cine Clube do Barreiro num espaço onde os jovens vejam cinema, mas também onde se assumam como agentes culturais do presente e criem cinema.

No ano letivo 2025-2026 pretende-se concretizar

. Cinema de animação - com acompanhamento da formadora Sara Naves.

. Bandas sonoras originais - em parceria com o Clube de Música do AE Casquilhos e a Academia de Jazz – Os Franceses.

. Certificação oficial para alunos (Centro de Formação Barreiro-Moita) e pedido de certificação para professores.

. Alargamento do projeto ao contexto intermunicipal - através do Festival Curtas na Margem Almada, Barreiro, Montijo e Seixal.

Mais informação consulte:
https://barreiroemcurtas.com/

19.07.2025 - 18:55

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.