as escolas

Associação quer recrutar mais jovens e famílias
Setúbal acolhe estudantes internacionais da AFS e apela a novas famílias de acolhimento

Associação quer recrutar mais jovens e famílias<br />
Setúbal acolhe estudantes internacionais da AFS e apela a novas famílias de acolhimento . Os estudantes internacionais integram as escolas da região do Setúbal e criam laços para com a família e comunidade.

No âmbito do programa de intercâmbio AFS, o município de Setúbal que acolheu este ano letivo estudantes internacionais provenientes de países como Costa Rica e Itália. Esta experiência representa uma oportunidade única de enriquecimento cultural e humano, tanto para os jovens como para as famílias de acolhimento.

Entre as famílias envolvidas destaca-se a família Eusébio. Fernanda Eusébio, que acolheu estudantes ao longo dos últimos anos, partilha com entusiasmo o impacto desta vivência:
«Acolher estudantes foi das melhores experiências da minha vida! Aprendi com cada um, as suas culturas, as suas formas de ver o mundo. Mesmo tendo viajado muito, redescobri o meu país através dos seus olhos. Ganhei filhos e famílias para a vida. Criaram-se laços para a vida. A rotina muda, sim, mas o que se ganha não tem preço. Aconselho a toda a gente: acolher é uma alegria que transforma», afirma Fernanda Eusébio.
A AFS (American Field Service) é uma organização global com mais de 75 anos de experiência em programas de intercâmbio educativo e voluntariado. Os estudantes vivem com famílias locais, frequentam escolas portuguesas e partilham o seu quotidiano, promovendo uma convivência baseada no respeito, diversidade e cidadania global.
Neste momento, a AFS está à procura de novas famílias portuguesas dispostas a acolher estudantes no próximo ano letivo. Os períodos de acolhimento são flexíveis e podem variar entre 3, 6 ou 10 meses.
«Acolher um estudante AFS é abrir a porta a novas culturas, perspetivas e amizades que duram para a vida. É um ato de generosidade que transforma quem acolhe e quem é acolhido», sublinha Teresa Fragoso, Diretora Executiva da AFS Portugal.
As famílias interessadas podem obter mais informações em https://www.intercultura-afs.pt/ /> ou contactar o núcleo local da AFS.

Sobre a da Intercultura AFS
Com sede em Nova Iorque e presença ativa em mais de 60 países, a AFS promove experiências de mobilidade e formação intercultural com impacto no desenvolvimento pessoal e académico de jovens, bem como na preparação de competências valorizadas no mercado de trabalho,

05.08.2025 - 18:14

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2026 Todos os direitos reservados.