as escolas

Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais
Preocupada com Decisão Governamental de retirar do PRR a Digitalização / Conectividade das escolas

Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais <br />
Preocupada com Decisão Governamental de retirar do PRR a Digitalização / Conectividade  das escolas A Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais (FERSAP) manifesta a mais profunda preocupação e forte discordância face à recente decisão do Governo de reestruturar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), abandonando o investimento crucial previsto para a conectividade e digitalização das escolas portuguesa.

Esta decisão, para além de ser incompreensível, constitui um retrocesso grave ao projeto de digitalização e conectividade em curso, essencial para garantir igualdade de oportunidades, acesso à aprendizagem de qualidade e a inclusão digital de todos os alunos.
Esta decisão vem na sequência de outra decisão injusta de ter sido retirados os hot spots a quase todos os alunos e professores sem garantir a necessária conectividade em todas as escolas.
1. A conectividade e a digitalização são pilares importantes
A transformação digital na educação é hoje uma necessidade num mundo cada vez mais tecnológico e globalizado. A digitalização das escolas, incluindo redes Wi-Fi robustas, dispositivos adequados e formação para professores, é uma responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência fundamental para proporcionar um ensino inovador, inclusivo e adaptado às exigências contemporâneas.
Ao retirar os cerca de 235 milhões de euros de investimento previstos nesta área, o Governo compromete severamente a capacidade do sistema escolar responder aos desafios digitais que já hoje evidenciam desigualdades significativas entre escolas e alunos, especialmente nos territórios mais vulneráveis.
2. Impactos negativos profundos para alunos, professores e projetos
Esta decisão vem comprometer muitos projetos de reforço da conectividade Wi-Fi nas escolas e de criação de espaços digitais, que passam a depender da capacidade e boa vontade financeira das Câmaras Municipais, obrigando as mesmas a mais esforços financeiros, a candidaturas a fundos de programas alternativos, como o Portugal 2030 ou então iniciativas próprias para assegurar condições mínimas de conectividade e acesso digital.
Esta decisão coloca escolas, alunos e docentes em situação de desvantagem, e compromete projetos educativos inovadores, que têm vindo a ser desenvolvidos com recurso às tecnologias digitais para enriquecer o currículo, promover a inclusão e combater o insucesso escolar, correm risco de inviabilização.
Esta situação incompreensível vem atrasar o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens, bem como a qualidade do ensino.






3. Apelo ao Governo para reconsiderar e restabelecer os investimentos
A FERSAP apela, de forma urgente e inequívoca, ao Governo para que:
• Reavalie esta decisão, retome e reforce os investimentos para digitalização e conectividade das escolas;
• Garanta que todos os alunos, em qualquer território, tenham acesso equitativo às condições necessárias para aprender num ambiente digital adequado;
• Envolva as associações de pais, escolas e comunidade educativa na construção de políticas realistas e participativas para a transformação digital da educação.
A FERSAP tem vindo a realçar e defender a necessidade de respostas estruturadas e sustentadas para os grandes desafios da educação, incluindo a modernização tecnológica das escolas como vetor central para assegurar uma educação alicerçada nos direitos e na igualdade.
Esta decisão do Governo vem na direção oposta, dificultando a concretização destes compromissos e fragilizando a aposta numa escola mais justa, inclusiva e preparada para o século XXI.
A FERSAP reafirma o seu compromisso inabalável com a defesa dos interesses dos alunos e das famílias, e continuará a lutar por uma educação de qualidade e acessível a todos.

Almada, 03 de novembro de 2025


04.11.2025 - 11:21

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