as escolas
Universidade da Terceira Idade Barreiro
Proporcionou uma inesquecível noite hilariante!
Foi um espectáculo multidisciplinar que envolveu os alunos das classes de dança, teatro e Grupo Coral CORUTIB, com encenação de Luciano Barata.
O espectáculo o “Baile” encenado por Luciano Barata foi muito bem conseguido, explorando as potencialidades e jovialidade dos “actores” da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro, veio demonstrar que nunca é tarde para subir ao palco, nem nunca é tarde para sonhar e criar sonhos.
Vivemos momentos de grande humor, emoção, poesia, neste espectáculo, onde, os jovens alunos da UTIB, deram o melhor, com entrega e grande empenho protagonizando os papéis de forma positva.
O Coral UTIB marcou uma presença muito agradável trazendo à memória as canções de Lopes Graça, os cânticos da resistência e luta.
As Aulas de Dança, igualmente, com energia e muita paixão, colocaram em palco, o sorriso e o ritmo da arte de dançar.
O público divertiu-se. Reencontrou-se com memórias.
O espectáculo que decorre num espaço temporal, antes do 25 de Abril, centrado num “Baile” realizado algures numa associação, permite um reencontro com a época, nas memórias musicais, no guarda roupa (muito bem elaborado), nas situações que marcaram gerações, recordando a repressão politica, a Guerra Colonial e a estrutura do poder politico.
O espectáculo decorreu com ritmo, com equilíbrio, com musicalidade, com muita energia dos “jovens” actores que, de forma intensa e responsável, assumiram os seus papéis, ao ponto de, num pleno à vontade, uma actriz improvisar em pleno palco: “Irritaste-me tanto que fizeste deixar cair o cabelo”. Isto após numa troca de diálogo mais aceso, a cabeleira postiça ter saltado da sua cabeça para o chão. Não se atrapalhou e seguiu a sua acção dramática, metendo a buxa para resolver o precalço. Muito bem.
O público divertiu-se. Reencontrou-se com memórias. Riu. Escutou em silêncio. Cantou e partilhou o espaço cénico, onde afinal também era actor.
Pessoalmente, diverti-me a dobrar, até porque já tinha assistido a um espectáculo “Baile o Baile”, também encenado por Luciano Barata, no ano 1992, com o TESFAL. Por vezes, naturalmente, dava comigo a encarnar nos actuais actores – personagens, aqueles que, também de forma muito divertida, proporcionaram na SFAL, belos momentos de teatro.
Seria útil pensar-se e concretizar-se um projecto de itenerância deste espectáculo
Foi uma inesquecível noite hilariante. Uma noite que será certamente inesquecível para todos aqueles "jovens" actores e para todos aqueles que assistiram a este espectáculo “Baile”.
Seria útil pensar-se e concretizar-se um projecto de itenerância deste espectáculo, por diversas salas das colectividades do concelho do Barreiro, pois, na verdade, seria uma forma muito positiva para aproximar a UTIB do movimento associativo.
A UTIB venceu mais esta aposta.
O Luciano Barata está de parabéns.
Os "jovens" actores merecem um grande aplauso e naturalemente toda a equipa que deu o seu contributo para colcoar de pé o espectáculo.
Obrigado, pois, pela noite divertida. Nunca é tarde, de facto, para subir ao palco e de forma aberta e pura, criar um espectáculo onde tudo é permitido,e, sem dúvida, com total desprendimento, olhar e viver os dias, sentindo que a vida é mais…muito mais que o deficit.
U,ma cidade que ama o teatro e faz teatro é uma cidade madura, porque é, capaz, em palco, de sorrir de si mesma.
Foi uma noite divertida,em mais um espectáculo encenado por Luciano Barata, que, portanto, mais uma vez, demonstrou o seu amor e paixão pelo teatro.
È assim, o teatro faz-se fazendo….
Foi, repito, sem dúvida, uma festa divertida que valia a pena levar à cena nas diversas colectividades do concelho do Barreiro…proporcionando um encontro de gerações
António Sousa Pereira
ATENÇÂO
Vejam no sapo : www.sapo.pt (Vídeos)
Breves apontamentos de reportagem do espectáculo “Baile” da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro.
http://videos.sapo.pt/tejosado/playview/3
25.6.2007 - 20:22
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.