Conta Loios

as escolas

Escola Secundária Padre António Macedo em Santiago do Cacém
Vai sofrer obras de modernização

Escola Secundária Padre António Macedo em Santiago do Cacém<br>
Vai sofrer obras de modernização A Escola Secundária Padre António Macedo em Vila Nova de Santo André vai ser modernizada e adaptada às necessidades actuais do Parque Escolar.

O Projecto de modernização foi apresentado ao Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença e à Vereadora da Educação, Margarida Santos, assim como ao Director da Escola, Luís Manuel Filipe e à comunidade escolar, pelo Director Regional de Educação do Alentejo José Verdasca, numa cerimónia que decorreu ontem ao final da tarde no Auditório da escola.

As obras de remodelação orçadas em cerca de 10 milhões de euros devem arrancar ainda este ano e prevê-se a sua conclusão em 2012.

Melhorar o funcionamento da escola atendendo à modernização do Parque Escolar que decorre neste momento, criar uma escola segura, agradável, preservando os valores arquitectónicos existentes é o objectivo desta remodelação.

A Escola Secundária Padre António Macedo foi construída na década de 80 com projecto da arquitecta Maria do Carmo Matos e conta actualmente com cerca de 500 alunos.

Nesse sentido, as obras de modernização vão criar novos espaços de circulação no interior da escola, uma nova portaria, a biblioteca vai ter o dobro da área, vai ser criado um pequeno Auditório, o Auditório existente vai ser adaptado para espectáculos, a recepção vai mudar de local, vão ser criadas 4 salas de Arte, vão ser criados novos laboratórios, o ginásio vai ser reformulado, a cantina e o espaço de cafetaria vão ficar no mesmo local, o acesso ao piso superior vai ter plataformas elevatórias, as rampas existentes para acesso a pessoas com mobilidade reduzida vão ser também reformuladas.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, “esta é uma escola notável com um percurso extraordinariamente positivo ligada ao meio e à sua comunidade”. Segundo o autarca, “esta obra é indispensável, é um grande investimento e fará parte da reabilitação em curso de Vila Nova de Santo André”.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém reforçou que “esta escola tem formado pessoas que se distinguem actualmente a nível nacional e internacional, porque foi aqui que efectuaram o seu percurso educativo”.
José Verdasca, Director Regional de Educação do Alentejo, disse que a Escola Secundária Padre António Macedo é a vigésima escola no Alentejo a ser intervencionada pelo “Parque Escolar”, assumindo que “será uma mais valia na qualificação da própria cidade”.

O projecto foi desenvolvido em parceria com a própria escola, para manter a identidade da obra de autor, mas acrescentou José Verdasca “a modernização é um desafio muito grande e que se impõem para a qualidade do ensino e da educação”.

O Director da Escola, Luis Manuel Filipe reconhece a importância das obras de adaptação, apesar de sublinhar que a mudança é sempre um processo difícil. O responsável
espera no entanto que as obras decorrem dentro dos prazos previstos.

8.4.2011 - 16:12

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.