Conta Loios

as escolas

Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro
Participou no 3º encontro do Projeto Comenius
«Diferentes culturas, os mesmos direitos humanos»

Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro<br>
Participou no 3º encontro do Projeto Comenius <br>
«Diferentes culturas, os mesmos direitos humanos»A Escola Secundária de Casquilhos, no concelho do Barreiro, participou no 3º encontro do Projeto Comenius «Diferentes culturas, os mesmos direitos humanos».

"Foi simplesmente uma semana memorável na companhia de alunos polacos e italianos e professores polacos, italianos e turcos" - sublinham os participantes da Escola de Casquilhos.

Escola Secundária de Casquilhos: 3º encontro do Projeto Comenius “Diferentes culturas, os mesmos direitos humanos” – Mais uma semana memorável, desta vez na Polónia…

“Uma das melhores coisas da vida são as maravilhosas surpresas que nos reservam”.

Esta frase de Marlo Thomas descreve em poucas palavras a semana de 22 a 28 de Setembro, 3º encontro no âmbito do projecto Comenius " Different Cultures, Different Ideas, The Same Human Rights In The Voice Of The Students" que nós, alunos da Escola Secundária de Casquilhos na companhia de três professores da mesma escola, Isabel Lopes, Jorge Paulo Gonçalves e Leonor Inácio, tivemos a oportunidade de passar em Orneta, no norte da Polónia.
Foi simplesmente uma semana memorável na companhia de alunos polacos e italianos e professores polacos, italianos e turcos. Se procurarmos o significado da palavra "inesquecível" no dicionário encontramos "que não se pode esquecer; digno de se conservar na memória", com isto, podemos afirmar que esta semana que vivemos nesta linda e acolhedora cidade que é Orneta e à qual podemos agora chamar de nossa segunda cidade natal, foi para nós realmente uma semana inesquecível!
Na noite de dia 22, depois de algumas horas de avião e de duas horas de viajem de autocarro desde o aeroporto de Gdansk até Orneta, esperava-nos uma calorosa recepção por parte das “nossas” famílias polacas, famílias estas que nos alojaram e acolheram com um especial carinho, que agora nos permite considerá-los como parte da nossa família. O convívio ao longo destes dias foi de tal forma intenso e caloroso que a nossa família cresceu ainda mais e foi enriquecida não só por polacos, mas também por italianos e turcos.
No âmbito dos trabalhos do projecto, durante a semana preparámos e ensaiámos um Oxford Debate com o tema "Contributo dos intercâmbios internacionais de alunos na quebra de barreiras", debate este que foi exibido na televisão local de Orneta.
Os dois barbecues preparados pelos nosso anfitriões, o primeiro deles seguido de uma bela tarde passada na “discoteca”, o segundo, realizado numa bela quinta onde todos os alunos se sentaram à volta de uma fogueira e assaram a sua própria "Kaszanka" (salsicha polaca) alimentaram ainda mais os laços de amizade entretanto criados. Participámos em diversos workshops, um dado pela Fundação Borrusia e os restantes pela quinta "Kacze Bagno". Aqui tivemos a oportunidade de confeccionar pão, fazer tiro ao alvo, aprender a manusear "poys" (malabarismos com fogo), “batucar” em tambores africanos e comer mais uma vez "Kaszanka" juntamente com o pão feito por nós, acompanhado de um saboroso e reconfortante chá, bebida muito apreciada pelos polacos!
Visitámos grandes cidades , enquadradas por uma paisagem natural rica em florestas, rios e lagos, como a histórica Gdansk e a pitoresca Olsztyn, onde tivemos oportunidade de passear e apreciar belos edifícios, monumentos e igrejas, na maioria num típico estilo barroco! Visitámos também o primeiro campo de concentração na Polónia, em Sztutowo, onde recordámos um passado aterrador e hediondo da história do Homem!
Para terminar, resta-nos reforçar que esta mobilidade á Polónia foi uma experiência única, rica e inovadora que nunca será esquecida (com toda a certeza) por nenhum dos participantes, quer sejam turcos, polacos, italianos ou portugueses. Este projecto voltou a dar-nos a oportunidade de conhecer novas culturas, uma gastronomia diferente, novas línguas, utilizar e aperfeiçoar a nossa expressão oral e escrita em Inglês, novos lugares, e acima de tudo, a criação de laços de amizade que nos conquistaram e que perdurarão no tempo, levando-nos a prometer estender para além desta semana o que vivemos e sentimos durante estes dias.
Foi igualmente importante a oportunidade de desfrutar da vasta região natural típica desta zona da Polónia. Os passeios pelas florestas, a presença constante de lagos na paisagem, as quintas e animais, foram uma mais valia para as nossas mentes jovens e amigas do ambiente.
Desejamos a todos os que tiverem a oportunidade de participarem em semelhante experiência, que desfrutem ao máximo e não hesitem em deixar-se conhecer, pois a vida é curta e despedidas podem ser difíceis, mas as memórias permanecerão para sempre connosco e não é um adeus mas sim um até breve que dizemos a todos estes novos amigos a quem temos o prazer e honra de passar a chamar família.

Aida Lopes 10º C
Lara Matos 12º A
Mariana Rodrigues 9º F
Miguel Pinheiro 10º E

“Projeto financiado pela Comissão Europeia
A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

Foto de todo o grupo Comenius tirada na histórica cidade de Gdansk

7.10.2013 - 19:50

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.