Conta Loios

reportagem

Barreiro - «O importante é resolver problemas e melhorar a qualidade de vida»
afirma Carlos Moreira, presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena

Barreiro - «O importante é resolver problemas e melhorar a qualidade de vida»<br />
afirma Carlos Moreira, presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena<br />
A criação da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena deu origem à maior freguesia do concelho do Barreiro, abrangendo a área de três freguesias extintas.

Carlos Moreira, presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André, salientou ao jornal «Rostos» que – “procuramos desenvolver as nossas actividades de forma a darmos a total cobertura de soluções dos problemas das três freguesias”.

A criação da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena deu origem à maior freguesia do concelho do Barreiro, abrangendo a área de três freguesias extintas.
Os autarcas que compõem o executivo da nova Junta de Freguesia são oriundos das três antigas freguesias e no trabalho que realizam procuram dar respostas aos problemas que fazem o quotidiano desta mega-freguesia.

Preocupação central resolver situações

Carlos Moreira, presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André, salientou ao jornal «Rostos» que – “procuramos desenvolver as nossas actividades de forma a darmos a total cobertura de soluções dos problemas das três freguesias”.
“Temos uma preocupação central resolver situações que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população e valorizar o espaço público nas três freguesias”, acrescentou o autarca.

Rua Diogo Cão jardim e passeios

Ontem à tarde, Carlos Moreira, convidou o jornal «Rostos» para uma visita às três antigas freguesias, dando a conhecer diversas intervenções no espaço público.
Começámos pela Rua Diogo Cão, no Alto do Seixalinho, um espaço aproximado dos 150 m2 que está sendo ajardinado e recuperado, com uma intervenção ao nível dos passeios, com a colocação de calçada portuguesa.
Uma munícipe alertava para a necessidade de ser batida a calçada. Carlos Moreira referiu que essa será a fase final da obra.

Espaço degradado recuperado

Seguimos até à Rua Maria Lamas, um espaço que foi totalmente requalificado, que contribui para criar uma zona de convívio e lazer entre os prédios.
“Este era um espaço degradado, na ordem dos 1000 m2. Investimos cerca de 20 mil euros”, refere Carlos Moreira.
Entretanto o proprietário do Café na zona, alertou para um problema que deve ser resolvido. O Presidente da Junta de Freguesia, escuta, conversa e estabelece os contactos para que a situação fique resolvida.

Melhorar acesso ao Parque da Cidade

Continuamos a nossa visita. Vamos conversando. Carlos Moreira, comenta a importância da descentralização para as Juntas de Freguesia.
“As Juntas pela sua proximidade com a população conseguem dar respostas mais rápidas e solucionar problemas com mais eficácia, desde que tenham os recursos”, sublinha.
Junto à porta de Santo André do Parque da Cidade, mais uma intervenção.
“Esta obra foi feita com o nosso pessoal, comprámos o material, que custou cerca de 2.000 euros. A mão de obra foi nossa. São cerca de 250 m2 a área de intervenção”, refere Carlos Moreira.
Entretanto, um grupo de crianças pela nova entrada rumo ao Parque da Cidade. Onde há bem pouco tempo o caminho era de terra batida – lama ou pó – agora um belo espaço empedrado.

Passeio construído de raiz facilita o acesso

Continuamos a nossa viagem. Paramos nas proximidades da Academia do Futebol Clube Barreirense. Um passeio construído de raiz facilita o acesso e a circulação até ao LIDL.
Um momento para conversar com o Gerente do Stand de automóveis. Elogios à obra que foi realizada.
Seguimos. Na viagem dá para ver os novos passeios na entrada de Santo André. E as pinturas nos espaços exteriores do Bairro 25 de Abril.
“Estes passeios frente à escola de Secundária de Santo André, foram uma intervenção que começou o ano passado e já está concluída. A entrada de Santo André ficou mais agradável”, sublinha Carlos Moreira.

Intervenções nos logradouros da Verderena

A viagem culmina na Verderena, onde são registadas diversas intervenções nas zonas de logradouros, com pinturas e colocação de plantas. Os melhoramentos no Parque Infantil da Avenida da Liberdade.
“É tudo isto que considero importante. Somos uma equipa que trabalhamos para, em primeiro lugar resolver os problemas e melhorar a qualidade de vida da população. É isto que conta”, refere Carlos Moreira.
A fechar a viagem uma breve paragem na Drogaria do Capela. Conversar.
“Acho importante manter o constante diálogo com os comerciantes e com as pessoas, é a melhor forma de conhecer os problemas”, salienta o autarca.

VER FOTOGRAFIAS

https://www.facebook.com/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10153614076257681

15.06.2016 - 19:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.