Conta Loios

reportagem

Setúbal - GATEM - Espelho Mágico 20 anos marcado com chave de ouro
«O Quebra Nozes» encheu de poesia, cor e emoção o Fórum Luisa Todi

Setúbal - GATEM - Espelho Mágico 20 anos marcado com chave de ouro<br />
«O Quebra Nozes» encheu de poesia, cor e emoção o Fórum Luisa Todi O Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, recebeu a estreia do espectáculo «O Quebra Nozes», levado a cena pelo GATEM - Espelho Mágico, que desta forma comemorou o seu 20º aniversário e concretizou 30 produções de teatro musicado.

Um espectáculo que merecia percorrer todos os palcos do Distrito de Setúbal. Esta, sem dúvida, seria a grande recompensa para esta companhia que, sente-se faz teatro com paixão e vive o espectáculo por dentro do coração.

O Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, recebeu a estreia do espectáculo «O Quebra Nozes», levado a cena pelo GATEM - Espelho Mágico, que desta forma comemorou o seu 20º aniversário e concretizou 30 produções de teatro musicado.
Nunca tinha assistido a um espectáculo do GATEM – Espelho Mágico e estava com curiosidade de conhecer o trabalho deste grupo que é uma referência da actividade teatral no distrito de Setúbal, para além de na sua história registar diversas distinções a nível nacional e internacional.

Cor, alegria e muita dignidade

Um espectáculo muito bem montado, com ritmo, intensidade e com um conjunto de actores e actrizes que interpretam os seus papéis com grande rigor e profissionalismo.
O Grupo GATEM – Espelho Mágico conta com um núcleo mínimo de profissionais que se cruzam em palco com amadores e num verdadeiro encontro de gerações.
As interpretações são expressivas. O guarda roupa está uma maravilha. A encenação cinco estrelas, com marcações que permitem aos personagens fluir e respirar de forma intensa. Uma encenação simples e bela, que dá grandeza e dimensão ao espectáculo, com cor, alegria e muita dignidade. Perfeito.

Musicalidade do espectáculo é genial

Garcia Lorca dizia que «o teatro é poesia», neste caso, podemos afirmar que é «poesia cantada», com poemas de grande simplicidade e rigor, de tal forma que no intervalo apercebi-me de meninos a cantarolar as canções que tinham acabado de escutar.
A musicalidade do espectáculo é genial, permite viver e sentir a cumplicidade das situações e dos sentimentos dos personagens.
Ali, em palco, os poemas foram cantados com vozes vivas transmitindo emoção e permitindo saborear as palavras, a melodia e combinando de forma perfeita com os diálogos.

O Quebra Nozes encantou

O clássico Conto de Natal «O Quebra Nozes» encantou e foi partilhado, de forma plena com as famílias que copunham o vasto público do Fórum Luisa Todi.
O GATEM - Espelho Mágico ao comemorar o seu 20º aniversário com esta sua 30ª produção de teatro musicado, está de parabéns e, aqui, registamos um grande aplauso.
Um espectáculo que merecia percorrer todos os palcos do Distrito de Setúbal. Esta, sem dúvida, seria a grande recompensa para esta companhia que, sente-se faz teatro com paixão e vive o espectáculo por dentro do coração.

Fiquei com curiosidade de, em breve, assistir ao espectáculo «O Principezinho», peça que venceu o Prémio "UNIR" de Melhor Espectáculo Internacional da Escenamateur – Madrid, que vai estar em cena na Sociedade Estrela Moitense, na Moita, no próximo dia 4 de Dezembro, às 16h00 e às 17h30.
Parabéns!

António Sousa Perera

SINOPSE

Na noite de Natal, no meio da azáfama dos preparativos para a consoada, da chegada da tia Rafaela, da agitação dos criados e do mau humor do mordomo Rodolfo, os jovens Clara e Fritz, recebem do seu adorado padrinho uma prenda invulgar: um Quebra Nozes…
Clara apaixona-se de imediato pelo brinquedo. Fritz por sua vez não lhe acha muita graça e no meio de algumas tropelias, acaba por quebra-lo.
Confortada com a promessa do padrinho em consertar o boneco na manhã seguinte, Clara adormece no grande salão e a aventura começa...
Um jovem príncipe enfeitiçado…
Uma aventura mágica para o libertar …
Uma história emocionante onde todos os sonhos se podem realizar…

Ficha Técnica

QUEBRA NOZES
A partir da obra de E. T. A. Hoffmann “O quebra-nozes e o Rei dos Ratos”
Texto e Encenação: Miguel Assis
Música Original, Direcção e Adaptação Musical: António Carlos Coimbra
Cenografia e Adereços e Figurinos: Céu Campos
Poemas: Luis Filipe Estrela
Desenho de Luz: Mario Pereira
Caracterização: Carolina Macedo
Assistência de Encenação: João Teixeira
Carpintaria: Helder Teixeira
Direcção de Produção: Ricardo Cardoso
Produção Executiva: Céu Campos
Assistentes de Produção: Jéssica Ricardo, Ricardo Pita, Luís Candeias e Claudio Pinela
Assistentes de Figurinista: Cremilde Lopes e Mª da Conceição Caramona
Luz:José Santos
Som: Ricardo Pita
Assistência técnica: João Teixeira

ELENCO POR ORDEM DE ENTRADA EM CENA:

Patrícia Borba, Diogo Leiria, Jéssica Ricardo, Claudio Pinela, Luis Filipe Estrela, Sunny Moon Muleta, Luís Candeias, Miguel Assis, Céu Campos e Rúben Rodrigues
Figuração: Diana Garvão, Ricardo Amaro, João Maia Gds , Rafael Dias e Jéssica Trindade

30.11.2016 - 22:39

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.