reportagem
Barreiro - Semana Empresarial na antiga freguesia do Alto do Seixalinho
«Estas visitas são uma mais valia para conhecer o tecido empresarial»

“Há algum déficit de competências que é possível valorizar e aperfeiçoar, no saber estar e saber fazer”, referiu Maria do Carmo Guia, Directora do Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego do Sul do Tejo.
A União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, realizou mais uma Semana Empresarial, desta vez dedicada à área da antiga freguesia do Alto do Seixalinho.
Nas visitas participaram Carlos Moreira, presidente da União de Freguesias, assim como António Marques, Claudia Antunes e Alice Gomes, do executivo da União de Freguesias, acompanhados de Maria do Carmo Guia, Directora do Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego do Sul do Tejo e Patricia Lourenço, Directora Adjunta.
Conhecer o tecido empresarial
Foram visitadas mais de 80 empresas, em contactos de proximidade, diálogos com os empresários, procurando conhecer as suas apreciações da realidade económica actual e visões do futuro.
“Estas visitas são uma mais valia para conhecer o tecido empresarial e a realidade das empresas. É uma mais valia para a União de Freguesias, para o Instituto de Emprego e para as empresas”, referiu ao jornal «Rostos», Carlos Moreira.
O autarca recordou que ao longo destas «semanas empresarias» já foram visitadas mais de duzentas empresas – “fazemos destes contactos um balanço muito positivo”.
É possível valorizar e aperfeiçoar
Maria do Carmo Guia, Directora do Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego do Sul do Tejo, salientou que as visitas têm sido importantes – “para conhecer as necessidades do tecido empresarial e permite uma avaliação dos perfis profissionais”.
Na sua opinião justifica-se criar condições para – “promover formação ao nível do atendimento e apetrechamento de capacidades técnicas”.
“Há algum déficit de competências que é possível valorizar e aperfeiçoar, no saber estar e saber fazer”, referiu.
“Estes contactos e conversas com as pessoas no terreno têm sido muito importantes e estimulantes”, disse.
Patricia Lourenço, Directora Adjunta, acrescentou que estas relações com os empresários também contribuem – “para perceber e reconhecer as tendências futuras, dá para ter uma noção e conhecer a visão das empresas no futuro”.
Alguma estabilização na actividade económica
Carlos Moreira, sublinhou ainda que encontrou, junto dos empresários um sentimento que – “há alguma estabilização na actividade económica, regista-se pouco desenvolvimento, mas, afirmam que sentem uma ligeira melhoria”.
O autarca anunciou que em consequência das visitas estão a estudar em conjunto com o Instituto de Emprego e Formação Profissional – “promover iniciativas que contribuam para a valorização profissional e abrir portas para saídas profissionais, com acções a realizar e dirigidas para as colectividades e IPSS’s”.
“Nós temos que perceber que o problema mais urgente a resolver é diminuir o desemprego e criar emprego”, disse.
21.12.2016 - 11:09
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.