Conta Loios

reportagem

Barreiro - Movimento Associativo é uma escola de saber e aprendizagens permanentes
No Dia do Associativismo autarquia distingue associações

Barreiro - Movimento Associativo é uma escola de saber e aprendizagens permanentes<br />
No Dia do Associativismo autarquia distingue associações Regina Janeiro, vereadora responsável pela área do associativismo, na abertura da sessão, recordou que o Barreiro é “uma terra com história” que “se confunde com a história do Movimento Associativo”.

“O concelho do Barreiro continua a ter um movimento associativo dinâmico, que faz coisas”, salientou Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Ontem à noite, no Salão da SFAL – Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense, no âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Associativismo, a Câmara Municipal do Barreiro promoveu a cerimónia de Atribuição de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação ao Movimento Associativo.
O evento contou com a presença dos representantes das entidades distinguidas, do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, dos vereadores Sofia Martins, Rui Lopo e Regina Janeiro, também representantes da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena e Junta de Freguesia de Santo António da Charneca.
De acordo com o Regulamento Municipal de Atribuição de Condecorações do Município do Barreiro, foram atribuídas as Medalhas de Bons Serviços e Dedicação às seguintes instituições: Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense (150 anos); Grupo Coral Alentejano «Os Amigos do Barreiro» (25 anos) e Liga dos Amigos do Hospital Distrital do Barreiro (25 anos).

Uma terra com história

Regina Janeiro, na abertura da sessão, recordou que o Barreiro é “uma terra com história” que “se confunde com a história do Movimento Associativo”.
Sublinhou que – “é no Movimento Associativo que se formam as pessoas de corpo inteiro”.
A autarca referiu que esta é “uma homenagem simbólica, mais que justa”.
A anteceder a entrega das distinções registou-se um momento musical com a actuação das «Mordomas da SFAL» e do Grupo Coral Alentejano «Os Amigos do Barreiro».

Uma escola de saber e aprendizagens permanentes

Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, salientou que o Movimento Associativo “é uma entidade viva” que tem “alegrias e angústias”.
O edil sublinhou que as associações resultam da vontade das pessoas em juntarem-se “para encontrar respostas comuns” e “dá respostas a coisas que necessitamos”.
Recordou quantos leram o primeiro livro ou viram pela primeira vez televisão numa Colectividade.
“O Movimento Associativo é uma escola de saber e aprendizagens permanentes”, disse.

Não valorizar o Movimento Associativo é um crime

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro salientou ser difícil imaginar o que seria o concelho do Barreiro sem o seu Movimento Associativo.
Salientou que “nem sempre valorizamos o que temos” e “não valorizar o Movimento Associativo é um crime”.
O autarca sublinhou que o Barreiro chegou até aqui com o seu Movimento Associativo e lembrou que nos dias de hoje está a despontar um novo Movimento Associativo – das artes, das questões sociais e do ambiente.
“O concelho do Barreiro continua a ter um movimento associativo dinâmico, que faz coisas”, disse.

Entrega de Distinções

No decorrer da entrega das condecorações, Maria Leonor Costa, presidente da Direcção da Liga dos Amigos do Hospital Distrital do Barreiro, sublinhou que – “esta é uma medalha muito pesada, porque aqui estão todos os sócios da Liga: Sinto-me uma mulher feliz”.
Arsénio Pacheco, presidente da Direcção do Grupo Coral Alentejano «Os Amigos do Barreiro», agradeceu a distinção.
Lurdes Sales, presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense, recordou que – “a nossa colectividade é uma tradição” e todos sentem que – “é uma honra ser sócio desta casa, desta família”.
No final seguiu-se um ponto de convivio no Café-Bar da SFAL, encerrando uma noite de festa do Movimento Associativo do concelho do Barreiro.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/SFAL.Lavradio/photos/?tab=album&album_id=1372656459455417

01.06.2017 - 12:42

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.