Conta Loios

reportagem

Barreiro - Concurso de «Fornos Solares»
Sara Baltazar e Pedro Damas vencedores vão viajar até à Alemanha.

Barreiro - Concurso de «Fornos Solares» <br />
Sara Baltazar e Pedro Damas vencedores vão viajar até à Alemanha. O concurso de «Fornos Sloares» e os trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas Álavaro Velho, foram desenvolvidos no âmbito do projeto Erasmus + "Sustainability-an European way".

No Concurso de ´Fornos Solares» o primeiro prémio foi muito «renhido» entre a Sara Baltazar e Pedro Damas.
O mais eficiente cozeu o ovo em 23 minutos, foi construído por Pedro Damas e, igualmente, foi considerado o mais original (é um forno desmontável).
A Sara Baltazar, apresentou o forno que pelo juro foi considerado o “mais bonito".
Como prémio, os vencedores do Concurso vão ser agraciados com uma viagem, em Maio, durante sete dias a Bremen, na Alemanha. O Juri decidiu premiar os dois vencedores.
Os critérios de seleção tiveram como base : a reutilização de materiais; a originalidade/criatividade e a eficiência energética (a eficiência energética foi testada através do tempo de cozedura de um ovo escalfado).
No final da prova, os participantes e alunos da escola envolvidos terminaram a comer uma pizza cozinhada no forno solar.

Envolvimento da familia

Sara Baltazar, uma das vencedoras, revelou aos «Rostos» que – “tive a ajuda do meu pai, ele trabalha em energia renováveis”.
Sublinhou que na concepção do seu forno utilizou essencialmente materiais recicláveis – cartão, esferovite, para além de borracha, alumínio e fita reflectora.

A importância do trabalho em grupo

Salientou que esta experiência permiti-lhe perceber que – “podemos utilizar energia solar para fazer muitas coisas, como cozinhar, e percebemos que a comida tem outro gosto”.
Leonel Silva, salientou que o seu forno foi um trabalho de grupo, isso permitiu discussão e diálogo sobre os materiais a utilizar – “a construção assim é mais fácil, porque somos mais a pensar”, disse.

Projecto interdisciplinar

Helena Pires, coordenadora do projecto de Educação Ambiental da Escola Álvaro Velho recordou que a experiência de construção dos fornos solares foi partilhada com os alunos das escolas do 1º ciclo.
Salientou o facto de este trabalho ser motivo de partilhas interdisciplinares, por um lado com a disciplina de Inglês, dado que o projecto é desenvolvido no âmbito do projecto Erasmus e também com a disciplina de Fisico-Qumicas, onde se avalia e explica-se o funcionamento.

De referir que o Juri contou com a participação de Helena Pires, Laura Gonzales, da ASPEA e António Sousa Pereira do jornal «Rostos».

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10154924908787681

29.10.2017 - 19:05

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.