Conta Loios

reportagem

Barreiro - «Sonhos...e ilusões» um livro onde as palavras se cruzam e florescem
Ler e conhecer...«um coração onde muitas marés bateram»

Barreiro - «Sonhos...e ilusões» um livro onde as palavras se cruzam e florescem<br />
Ler e conhecer...«um coração onde muitas marés bateram»<br />
Na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, decorreu a sessão de lançamento do livro de poesia «Sonhos...e ilusões», de Jorge Fagundes.

João Pintassilgo, expressou a sua admiração pelos poetas que traduzem a realidade em versos, no amor, e, no caso de Jorge Fagundes – “ele nunca esquece o seu amor de sempre”.

Na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, ontem, dia 1 de Dezembro, decorreu a sessão de lançamento do livro de poesia «Sonhos...e ilusões», de Jorge Fagundes.

Contributos dados à comunidade

Carla Marina, autora do prefácio, sublinhou a verticalidade e os contributos dados à comunidade por Jorge Fagundes.
Referiu a Cooperativa ao longo da sua história, mesmo desde o seu tempo de cooperativa de consumidores, sempre manteve uma programação cultural, e, sendo Jorge Fagundes um cooperador, agradeceu a escolha que fez de aqui apresentar o seu livro.

Ouvir o som das palavras

Carla Marina salientou que “escrever significa enfrentarmos a nossa individualidade”, e, “é um acto de coragem e de generosidade, uma superação de si próprio”.
“Ler este livro, é ouvir o som das palavras que se cruzam e florescem em sentido”, disse.
"Um livro de prazeres e mágoas, de sombras da existência e da distância que procura a luz da poesia e no entendimento do amor", disse.
Uma escrita que "aparenta assumir um tom cândido e calmo de autenticidade quase juvenil, acrescentou.

Um coração onde muitas marés bateram

Maria Rocha Manuela, economista, autora da fotografia da capa, salientou que a sua actividade profissional é “no ensino por vocação”, na ESSA.
Aceitou o desafio de Jorge Fagundes para ser a autora de uma fotografia para a capa e, pelo conhecimento pessoal que tinha do autor e da sua escrita, a sua ideia era encontrar uma rocha com a forma de um coração, do Portinho da Arrábida a Sintra, viajou, nessas viagens, num por do sol na Praia do Guincho, olhou e descobriu aquela rocha – “um coração onde muitas marés bateram”, e, sentiu que “era um coração muito bonito”.
Foi esse registo, que apresentou como proposta e que ilustra a bonita capa do livro de Jorge Fagundes.

Um gesto de amizade

Graça Santa Clara, que foi a autora da paginação da obra «Sonhos...e ilusões», este terceiro livro de poesia de Jorge Fagundes, sublinhou foi um trabalho que realizou com amizade e pela amizade.

Uma terra feita de gente que vem de todo o país

João Pintassilgo, vice presidente da Câmara Municipal do Barreiro, recordou que Jorge Fagundes é um barreirense oriundo da Madeira – “é um exemplo como o Barreiro é uma terra feita de gente que vem de todo o país”, por isso, disse – “tem uma cultura muito própria”.
Sublinhou que Jorge Fagundes é uma personalidade de referência no concelho do Barreiro – “é amigo do seu amigo”.

Nunca esquece o seu amor de sempre

João Pintassilgo, expressou a sua admiração pelos poetas que traduzem a realidade em versos, no amor, e, no caso de Jorge Fagundes – “ele nunca esquece o seu amor de sempre”.
Salientou a coragem dos poetas de abraçarem o mundo através da escrita.

Quatro presidentes de Câmara presentes

Jorge Fagundes, sublinhou a presença dos seus colegas da Escola Primária – a Escola Nova, inaugurada em 1934.
Recordou que na sua vida foi eleito vereador no primeiro executivo municipal, eleito após o 25 de Abril, tendo tomado posse em 3 de Janeiro de 1977. Recordou que dos nove eleitos ainda há quatro vivos.
Referiu o que considerou “um facto inédito”, nesta sessão de lançamento do seu livro contar com a presença de quatro dos cinco presidentes da Câmara Municipal do Barreiro, eleitos após o 25 de Abril – Helder Madeira, Pedro Canário, Emidio Xavier e Carlos Humberto.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10155835554112681 />

02.12.2018 - 00:20

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.