Conta Loios

reportagem

António Bravo, Maestro da Banda Filarmónica da Moita
«A música abre caminhos ao encontro de gerações»

António Bravo, Maestro da Banda Filarmónica da Moita<br />
«A música abre caminhos ao encontro de gerações». Hoje, pelas 21 horas, concerto do 1º aniversário, no Auditório da Biblioteca Municipal da Moita

A Banda Filarmónica da Moita nasceu no dia 31 de Janeiro de 2018, inicialmente com 15 elementos, hoje, conta com cerca de 30 elementos, com idades entre os 9 e 62 anos.

“Esta foi uma iniciativa muito positiva, contribuiu para recordar as tradições musicais da Moita. Foi o quebrar de um interregno de quase 40 anos sem banda filarmónica na Moita”, sublinha António Bravo.

António Bravo, reside no Montijo, músico, há mais de trinta anos que integra a Orquestra Ligeira do Exército. Sente uma paixão especial pelo ensino da música e neste campo exerce a função de Director da Escola de Música de Sarilhos Grandes, assim como assume a direcção pedagógica e coordena a Escola de Formação Musical da Moita, dinamizada pela Junta de Freguesia da Moita.

A banda mais nova do país

António Bravo é, igualmente, o Maestro da Banda Filarmónica da Moita, um projecto que nasceu no âmbito da actividade pedagógica e formação concretizada através da Escola de Formação Musical da Moita.
A Banda Filarmónica da Moita nasceu no dia 31 de Janeiro de 2018, inicialmente com 15 elementos, hoje, conta com cerca de 30 elementos, com idades entre os 9 e 62 anos – “esta é a banda mais nova do país”, comenta António Bravo.

Recordar as tradições musicais da Moita

A Banda Filarmónica da Moita, conta com o apoio logístico e financeiro da Junta de Freguesia da Moita, que apostou neste projecto por sentir a importância e a tradição da música e das bandas filarmónicas, como escolas de formação musical e de coesão social da comunidade moitense.
António Bravo recorda que, após a fundação, a primeira actividade da Banda Filarmónica da Moita realizou-se no dia 28 de Abril – “foi uma arruada pelas ruas da vila da Moita”.
“Esta foi uma iniciativa muito positiva, contribuiu para recordar as tradições musicais da Moita. Foi o quebrar de um interregno de quase 40 anos sem banda filarmónica na Moita”, sublinha António Bravo.

Um projecto Intergeracional

O Maestro da Banda Filarmónica da Moita salienta que este “é um projecto Intergeracional que permite a partilha de costumes e de saberes”.
“A música abre caminhos ao encontro de gerações, é por isso que este tipo de projectos é importante para a sociedade. Para além da música permite a partilha de saberes”, refere António Bravo.
Refere que os mais novos têm novos hábitos, e os mais velhos outras formas de estar, aqui, encontram-se e na aprendizagem partilhamos seus diferentes saberes.

Aprendizagem musical é um trabalho de equipa

“A sociedade promove o isolamento com as novas tecnologias. Este projecto de aprendizagem musical é um trabalho de equipa, aqui, as pessoas são obrigadas a interagir a comunicar”, salienta António Bravo.
“Estou a adorar desenvolver este projecto. Tinha outros convites. Aceitei vir para cá, por sentir que era uma coisa que ia começar do zero, queria viver esse prazer de ver nascer e construir”, refere o Maestro.

Aceitamos alunos desde os 6 aos 106 anos

António Bravo fala com uma alegria enorme que se sente no seu olhar, comenta a sensação “sentir a a realização de estar a construir e criar um projecto que no futuro outros virão para lhe dar continuidade”.
“Ter este papel inicial é muito gratificante”, refere.
“O nosso objectivo é aproximar a Banda Filarmónica da comunidade, trabalhar para atrair mais alunos. Aceitamos alunos desde os 6 aos 106 anos, a partir dos 106 anos, já não aceitamos”, comenta.

Universidade Sénior do Montijo

De referir que o Maestro António Bravo, para além da Escola de Formação Musical da Moita e da Banda Filarmónica da moita, é formador e animador da Universidade Sénior do Montijo, onde conta com 30 alunos na formação musical, dos 50 aos 84 anos.
O seu trabalho já contribui para a formação de um Agrupamento Musical a «Tuna da Universidade Sénior»

S.P.

02.02.2019 - 17:42

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.