Conta Loios

reportagem

A MOCA – associação ‘Movimento Organizado Cultural e Artístico’
«A Moita é uma nascente artística»

A MOCA – associação ‘Movimento Organizado Cultural e Artístico’<br />
«A Moita é uma nascente artística». Nós queremos fazer a ponte com as escolas

“Para nós o importante é a formação para a vida, a troca de experiências, ligar os jovens aos adultos, em conjunto descobrirmos como viver”, sublinha Marco Federado da associação ‘Movimento Organizado Cultural e Artístico’ – A MOCA.

Marco Federado, é o rosto do colectivo A MOCA – associação ‘Movimento Organizado Cultural e Artístico’, que nasceu no dia 11 de Junho de 2018, tendo como principal objectivo dar um dimensão estruturada e organizada a projectos que, há vários anos, aconteciam na vila da Moita.
O projecto «Moita Jovem», uma iniciativa da Câmara Municipal que se desenvolve já há alguns anos, refere Marco Federado – “abriu uma brecha para juntar os artistas e começar este projecto”.

Nós queremos fazer a ponte com as escolas

De referir que os artistas que integram A MOCA – associação ‘Movimento Organizado Cultural e Artístico’ são de áreas diferentes, com interesses diferentes, desde a Dança, passando pela Música, as Artes Plásticas e o Cinema.
O trabalho organizado tem contribuído para dinamizar uma ‘agenda cultural’, que resulta na promoção de iniciativas que motivam a experimentar, descobrir os saberes das artes – “dar aos alunos campos de experimentação”.
“Nós queremos fazer a ponte com as escolas”, salienta Marco Federado.

Nós queremos ter um espaço

A MOCA – associação ‘Movimento Organizado Cultural e Artístico’ quer dinamizar e ampliar as suas actividades, mas, para tal, é necessário que exista um espaço – “nós queremos ter um espaço, sem o espaço não conseguimos fazer o que temos como projectos, nestas condições, sem espaço, o que fazemos exige-nos muito esforço”, sublinha Marco Federado.
Este, disse-nos, é um assunto que, está sendo analisado quer com a Junta de Freguesia da Moita, quer com a Câmara Municipal da Moita.
A MOCA – associação ‘Movimento Organizado Cultural e Artístico’ ao longo destes meses de existência tem vindo a marcar a vida cultural e artística da vila da Moita.
O projectos «Caixas floridas» dinamizado em colaboração com a Junta de Freguesia da Moita, desenvolvido com o envolvimento de crianças na realização das pinturas, é, já uma marca nas ruas da vila.
O Mural pintado na entrada da vila da Moita, perto do Centro de Saúde, é uma obra de arte urbana de referência, ou, mesmo, o mural de tributo- homenagem a Chaparro. Obras acarinhadas pela comunidade.

Faça-se sócio

Mas, para além das obras de arte urbana, a A MOCA – associação ‘Movimento Organizado Cultural e Artístico’ organiza workshops, sobre as mais diferentes áreas, desde a dança, yoga, um mix de artes e também iniciativas em colaboração com a Escola Técnica Profissional da Moita.
A associação mantém a sua actividade com base nos donativos que vai recebendo da comunidade, e, também, já conta com alguns associados, para além de apoio de voluntários.
“Faça-se sócio da MOCA e dê-nos o seu contributo”, refere Marco Federado.
Sempre que a associação promove eventos, salienta, temos voluntários que nos apoiam – “os eventos são possíveis com os apoios dos voluntários”.

Moita é uma nascente artistica

“A Moita é uma nascente artistica, com torneira aberta, temos que saber filtrar e gerir esta corrente, isso tem que ser feito em colaboração com as escolas, ligar às escolas é essencial, ligar aos grupos de artes da escola secundária ”, sublinha Marco Federado.

Rádio na net ou a TV on line.

Entre os vários projectos que pretendem dinamizar, de referir aqueles que visam a utilização de novas tecnologias, desde a produção de vídeos, que permitam divulgar a vida local, a criação de uma Rádio na net ou a TV on line.

Formação para a vida

Marco Federado, sublinha, que a visão estratégica da associação ‘Movimento Organizado Cultural e Artístico’ é dinamizar projectos interdisciplinares.
“Para nós o importante é a formação para a vida, a troca de experiências, ligar os jovens aos adultos, em conjunto descobrirmos como viver”.

03.02.2019 - 14:03

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.