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INFERÊNCIAS
Horóscopos Diários
Dia 25 de Maio 2019
Por Maria Helena


A(nota)mentos
Todo o associativismo é presente


Rota 66 – Barreiro
Da iluminação da zona polis aos factos históricos do associativismo


Barreiro – Por dentro dos dias
Criação do «Observatório Pensar o Associativismo no Barreiro»


Inferências
A Quinta de Braamcamp não é um território abandonado
. O proprietário é a CMB


COLUNISTAS
Guerra privada
Por Nuno Santa Clara
Barreiro


Falam, falam, falam e não fazem nada…
Por Nuno Miguel Fialho Cavaco
Moita


Quadro Comunitário de Apoio para o período 2021-2027
Por José Caria
Montijo


Até amanhã Sr. Alexandre. Bom Natal
Por Jorge Fagundes
Barreiro


O Barreiro está um pouco mais pobre!
Por Nuno Banza
Barreiro


CARTA AO DIRECTOR
No Lavradio há gatos por todo o lado.
Um atentado à saúde e um incómodo


BASTIDORES
Associação Montijo Primeiro
Casa cheia na apresentação pública


Graves problemas que afetam a supressão de carreiras fluviais da Soflusa e Transtejo.
Bloco de Esquerda reúne com Soflusa e mantêm motivos de p


Bloco de Esquerda vai reunir com a administração da Transtejo/Soflusa
por causa da grave degradação do serviço prestado à população da margem


CDS Barreiro considera situação actual da Soflusa
insustentável para os Barreirenses


Concelhia do Barreiro do PSD
Problema não é político partidário é dos Barreirenses e do Barreiro
. O caos na Soflusa


Atual momento da Soflusa
PS Barreiro apela ao bom senso e responsabilidade
para salvaguardar os que dependem do transporte no seu dia-a


ENTREVISTA
Barreiro - Faustino Mestre, Presidente da Direcção do GD Fabril
«Esta casa tem que estar destinada a andar nos campeonatos nacionais»


AS EMPRESAS
Transportes Colectivos do Barreiro
Reforço de Ligações Com a Estação Ferroviária de Coina


Barreiro - Validação e carregamento de títulos Zapping nos TCB
A partir de 1 de junho


DESPORTO
Barreiro - Agrupamento de Escolas de Santo André
Sagra-se campeão distrital de Basquetebol de Iniciados B


Barreiro - No Pavilhão Municipal Luís de Carvalho
Barreirense - Maia na final da Pró- Liga


No Ginásio Sede do Seixal Clube 1925
Fase Final da XXI Taça Nacional de Sub 19 Feminino


Patinagem Artística do Fabril do Barreiro
Conquista títulos de Campeã e vice-Campeã Distrital de Juniores.


Barreiro - GDESSA realizou Torneio de Minibasquete Feminino
Com a presença de 258 meninas dos 6 as 12 anos.



Barreiro - Santoantoniense vence nacional da 2ª Divisão
Conquista subida à 1ª divisão do Campeonato Nacional de Xadrez


Final da Taça da Associação de Futebol de Setúbal - Futsal
FC Barreirense - CD Cova da Piedade


PERSONALIDADES
Barreiro - Nuno Banza ex-vereador da CMB
Nomeado Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas


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Barreiro - Agrupamento de escolas de Santo António
Conquista 1º lugar no Campeonato Regional de Basquetebol de Iniciados


No Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
Clube de Teatro Augusto Cabrita apresenta «Tipo... Cenas Soltas»


Na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do IPS
Jornadas discutem as «múltiplas abordagens« da Bioinformática em Portugal


Parceria entre a Câmara Municipal do Barreiro e a Baía Tejo
Programa de Empreendedorismo nas Escolas já arrancou


Barreiro - Escola Secundária de Santo André
Prémio Floresta e Sustentabilidade 2019


Barreiro - Escola Secundária de Casquilhos
Reconhecida como Escola Inovadora do ano
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Barreiro - Jantar de Antigos Alunos dos Casquilhos.
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Barreiro – Carlos Alberto Correia Encontros «O autor e os livros»
A poesia nasceu como forma de indignação


Barreiro - Uma centena de participantes numa acção de voluntariado
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Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal
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Onde se aprende música fazendo música


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Centro Hospitalar de Setúbal
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No Mercado 1º de Maio do Barreiro
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Barreiro – Festas Populares de Palhais
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Na Câmara Municipal do Barreiro
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O aeroporto do Montijo. Dos mitos à realidade.
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O PODER DO CAPITAL E A DEMOCRACIA, uma pequeníssima reflexão sobre a nossa cidade e tudo o resto.
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A Quinta Braamcamp é de todos e é para todos!
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Barreiro


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III Jornadas Técnicas da NÓS debatem ‘Olhar(es) pela Inclusão’
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Moita - Um stand com o tema «O que nos une»
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Sessão Debate «Associativismo e Cooperativismo Pilares da Economia Social»
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Alterações às Leis Eleitorais
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reportagem rostos.pt - o seu diário digital

Barreiro - Mobilidade e Transportes
Gestão da cidade deve ter como metodologia «Debater e decidir» com as pessoas

Barreiro - Mobilidade e Transportes<br />
Gestão da cidade deve ter como metodologia  «Debater e decidir» com as pessoas<br />
. A rua é o grande espaço da democracia

. Acessibilidade é fundamental para o funcionamento da democracia

A gestão da cidade deve “cada vez mais daqui para a frente” ter por base a “consulta pública” sobre as “consequências e opções”, tendo como referência um modelo que envolva os políticos, os técnicos e as pessoas, visando “mais transparência” e “mais diálogo”, referiu Mário Alves, especialista em transportes e mobilidade.

No Auditório Ermelindo Batista, nas instalações da AURPIL – Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Lavradio, ontem à tarde, realizou-se o Seminário tendo como tema: «Mobilidade e Transportes», inserido no Ciclo de Seminários com o mote “Novos Desafios do Poder Local”, que estão a decorrer no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal do Barreiro e o Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS) – ISCTE.

A rua é o grande espaço da democracia

Mário Alves, especialista em transportes e mobilidade, na sua intervenção partiu de uma visão conceptual que “a rua é o grande espaço da democracia”, “o sitio da cidadania”, para desenvolver uma dimensão teórica e o paradigma do pensar as cidades nos próximos anos.
Recordou que nos tempos da “revolução industrial” as casas nasciam à volta das fábricas, que construíam chaminés altas que aliviavam os efeitos da poluição, mas que não resolviam esse problema.
Por outro lado, referiu o desenvolvimento do espaço urbano, com semáforos e barreiras, deu origem ao abandono das cidades, a desertificação e a implementação de habitação nas periferias, situação que contribuiu para a utilização do carro como meio de acesso às cidades.
Salientou as estratégias de desenvolvimento dos centros das cidades, como espaços partilhados, de “coexistência” entre os carros e as pessoas, impondo-se velocidades baixas e dando “prioridade aos peões”, o que significava – “trazer as cidades para as pessoas”.

Os carros e as pessoas

Mário Alves, recordou que o excesso de carros nas cidades, as opções “politicas e ideológicas” foram opções para mecanizar os cidadãos na forma de viver a cidade – “as pessoas circulam pelos passeios”, retirava-se espaço público ás pessoas.
Referiu que ao nível da concepção da cidade, no modelo resultante do paradigma da «Carta de Atenas», foi o zonamento – a cidade é um mapa, uma cidade com zonas, para habitação, para industrias, obrigando a circuitos de deslocação de casa para o trabalho.
Sublinhou que o paradigma dominante tinha como ponto de partida - os carros, assente num modelo: edifícios – espaço – pessoas – vida. Este o “modelo usual”, enquanto o “modelo desejável”, tinha como ponto de partida – a vida. Um modelo: pessoas – espaço – edifícios – carros.

Mais transparência e mais diálogo

Esta realidade contribui para que exista uma reflexão quando se tomam decisões sobre a cidade, que deve acima da resolução das “necessidades imediatistas” pensar no legado que se deixa às “gerações futuras”.
Neste contexto, sublinhou que a gestão das cidades mais que assentar numa metodologia com base no «prever e prover», que se concretiza numa gestão, caracterizada pela realização de projectos ( na base do binómio Técnicos projectam/políticos decidem) tendo como horizonte eleições, no futuro, e nos dias de hoje, deve ser uma gestão tendo como base uma metodologia no «Debater e decidir».

A gestão da cidade deve “cada vez mais daqui para a frente” ter por base a “consulta pública” sobre as “consequências e opções”, tendo como referência um modelo que envolva os políticos, os técnicos e as pessoas, visando “mais transparência” e “mais diálogo”.
Esta tem que ser uma marca da gestão das cidades, sublinhou Mário Alves, valorizando a participação pública, a concertação e constituição de parcerias com diferentes actores.

Mobilidade e acessibilidade

A “importância da mobilidade” – o chegar a um fim; e a “importância da acessibilidade”- a facilidade de acesso, foram conceitos desenvolvidos por Mário Alves.
Recordou que – “a mobilidade não é em si um valor”, trata-se da movimentação de pessoas e bens, sair para fora e entrar nas cidades.
As acessibilidades permitem os acessos aos serviços públicos e aos transportes de forma integrada, contribui para promover a equidade e valoriza a democracia – “a acessibilidade é fundamental para o funcionamento da democracia”.
Em conclusão, sublinhou a necessidade de mudança de paradigma, tendo por base uma visão de planeamento interdisciplinar e colaborativo – não ter medo dos conflitos e do diálogo.
Defendeu a importância de dar espaço aos cidadãos, fazer cidades que permitam que as crianças vão para a escola a pé, cidades que sejam amigas da bicicleta, que tenham estratégias sobre mobilidade urbana micro, que sejam planeadas e inventadas de modo activo, nunca esquecendo que – “o poder instituído é mais ideológico que nós pensamos”.

Rede ciclável e rotundas

António Pardal, responsável pela Divisão de Planeamento, Ordenamento do Território e Informação Geográfica da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que a autarquia integra dois grupos de trabalho ao nível da Área Metropolitana de Lisboa sobre Mobilidade e Transportes e Margem Sul do Tejo do IMT.
Neste contexto têm sido efetuadas abordagens sobre canais especificos de transportes rodoviários, nomeadamente em territórios de génese ilegal, pensando do ponto de vista da mobilidade, no eixo Fogueteiro – Barreiro.
Salientou o contributo do Metro Sul do Tejo na melhoria dos transportes no Arco Ribeirinho Sul, a ligação à Terceira Travessia do Tejo e ligações ao Montijo.
Referiu a existência de estratégias sobre modos suaves de transporte, assim como o reforço da Linha ferroviária de Praias Sado.
Recordou que desde 2015 que existe um projecto de Rede Ciclável do Municipio, que terá cerca de 67 Kms, já estando concluídos alguns troços, no Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita, na zona do POLIS, junto ao Parque da Cidade e na Estrada 510.
Sublinhou diversos projectos de rotundas que estão em marcha, para melhorar a mobilidade rodoviária.

TCB geram um ganho de 9 milhões de euros/ano.

Nuno Ferreira, Chefe de Divisão de Gestão e Operação dos Serviços Municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro, sublinhou os cinco principais desafios dos TCB, recordando que o Barreiro potencia a utilização dos transportes públicos que já integra o transporte suave.
Recordou que os TCB transportam diariamente 30 mil utentes.
O primeiro desafio dos TCB, sublinhou é a “sustentabilidade” – social, ambiental e económica, contribuindo para que exista uma igualdade de acessibilidade em todo os território do concelho, de forma a que haja redução do uso de transporte privado.
Recordou que a reconversão integral da frota, com 60 novos autocarros, vai contribuir para a completa mudança do paradigma energético.
Sublinhou que, num estudo económico, feito em 2016, concluía-se que por cada euro que a Câmara Municipal do Barreiro investia nos TCB, tinha um retorno de 10 euros para o município – em 20 anos os TCB deram ao concelho 180 milhões de euros, ou seja todos os anos os TCB geram um ganho de 9 milhões de euros.

Novo tarifário da AML

O segundo desafio, está relacionado com o novo tarifário da AML, que vai originar um aumento da procura na ordem dos 28%.
Sublinhou que os TCB vão manter a sua identidade e que o Barreiro assume-se como Autoridade Municipal de Transportes.
Os TCB assumirem-se como um Operador Local de Mobilidade é o 3º desafio, evoluindo com respostas às necessidades, nomeadamente incluir as bicicletas na rede.
O 4º desafio será o desenvolvimento tecnológico, quer ao nível da gestão, quer na prestação de serviços dos utentes, como exemplo a criação da APP, que permite aos passageiros conhecer em tempo real a posição dos autocarros.
O 5º desafio, salientou Nuno Ferreira, será a certificação de qualidade, que permitirá aos TCB melhorar o funcionamento e gerar padrões de trabalho por objectivos.
Referiu que – “os TCB sempre trabalharam bem”.

14.03.2019 - 06:46
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