Conta Loios

reportagem

Barreiro - Escola de Música do Penalvense
Onde se aprende música fazendo música

Barreiro - Escola de Música do Penalvense<br />
Onde se aprende música fazendo música . Escola de Música com cerca de 30 alunos

“ A escola não pretende ser um conservatório, nem uma academia, mas ser um sitio onde se aprende e faz-se música, sendo o coordenador um guia conforme os objectivos, o desenvolvimento e aptidões dos alunos, encaminhando se necessário para outras instituições de ensino especializado”, refere Pedro Araújo.

O Grupo Recreativo Penalvense, fundado em 1932, teve como génese o desejo dos seus fundadores, a existência de um espaço onde pudessem tocar Música, nomeadamente as big band e jazz que animavam bailes e convívios da comunidade.
A Música faz, de facto, parte das memórias e da história do Grupo Recreativo Penalvense, e, nos dias de hoje, está de novo a criar raízes e é uma referência nas suas actividades.

Escola de Música com cerca de 30 alunos

A Escola de Música do Penalvense tem como coordenador o Professor Pedro Araújo, um jovem apaixonado pela música e pela intervenção comunitária. PedroAráujo, é oriundo de Coina, assim como os seus dois últimos antecessores Manuel Capitulo e Manuel Encarnação, este, que iniciou a escola do Penalvense em 2016.
O projecto arrancou com uma dúzia de alunos, e, nos dias de hoje são cerca de 30 alunos. As aulas são geralmente aos sábados e/ou domingos das 9h ao 12h30.
A Escola de Música do Penalvense conta com um grupo de iniciação e um grupo Pop Rock Júnior. Os instrumentos leccionados são o Piano, guitarra, Baixo, bateria e voz.

Aprender fazendo

“No método utilizado, inicialmente o aluno vai aprendendo teoria e leitura, à medida que vai praticando no instrumento selecionado logo de inicio. Pretende-se não só fornecer ao aluno conhecimentos para que possa ir evoluindo mas também estimular o seu sentido critico”, refere Pedro Araújo.
“ Os alunos independentemente do instrumento escolhido têm algumas bases essenciais de teclado logo no grupo de iniciação com a melódica e pianos eléctricos e são sensibilizados para cantar”, acrescenta o professor.

Aulas administradas em grupo
´
“ A escola não pretende ser um conservatório, nem uma academia, mas ser um sitio onde se aprende e faz-se música, sendo o coordenador um guia conforme os objectivos, o desenvolvimento e aptidões dos alunos, encaminhando se necessário para outras instituições de ensino especializado”, refere Pedro Araújo.
“A escola conta com a colaboração pontualmente dos professores Carlos esperança guitarra e Jorge Vasconcelos Baixo Eléctrico. O que se pretende é ir integrando alguns alunos mais velhos a ensinar os mais novos, como é exemplo a aluna Patrícia Serrão de guitarra”, salienta o coordenador da escola.
“ Consegue-se praticar uma mensalidade de 25 euros por mês devido os alunos representarem o Penalvense e também devido ao conceito do projecto as aulas serem administradas em grupo”, sublinha.


Concertos recebidos com aplausos

De referir que a Escola de Música do Penalvense tem convidado alguns amigos e músicos profissionais para colaborarem nas suas exibições.
Ao longo dos 3 anos de existência já realizou vários concertos que são recebidos com agrado e aplausos pelo público em geral, nomeadamente, em ´2016 – “Tributo a Beatles´´, em 2017, “Épicos do rock de 1950-2017`´, e em ´2018 – “Rock Português´´, “Tributo aos Resistência´´ e ao nível do clássico com o Tenor Carlos Guilherme.
A escola colabora nas festividades internas do Grupo Recreativo Penalvense, nos Bailes de carnaval, no aniversário do clube e outros eventos.

«Tributo a Queen» e à «Música Popular Portuguesa»
.
Este ano 2019, está agendado o «Tributo a Queen» e à «Música Popular Portuguesa».
“A Escola de Música do Penalvense sendo um projecto impar no concelho e de qualidade reconhecida, deseja implementar parcerias e apoios para que possa crescer”, sublinha Pedro Araújo.
Agenda de actividades para 2019 : Dia 25 de Abril -. Hastear da Bandeira União de Freguesias de Palhais e Coina;
Dia 27 de Abril - Concerto em Évora; Dia 11 de Maio - Festas da Penalva; Dia 31 de Maio - Festas de Palhais;
Dia 14 de Junho - Festas de Santo António da Charneca, e , Dia 5 de Julho - Festas de Coina .

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156082916187681

08.04.2019 - 16:35

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.