Conta Loios

reportagem

Moita - Sessão de atribuição das Medalhas Municipais.
O sucesso de um dos nossos é o nosso sucesso também

Moita - Sessão de atribuição das Medalhas Municipais.<br />
O sucesso de um dos nossos é o nosso sucesso tambémRui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, salientou que as Medalhas Municipais, são o reconhecimento por parte da autarquia de pessoas e empresas que de alguma forma se destacam pela sua actividade na vida do concelho.

Rui Garcia encerrou a sua intervenção, afirmando que apesar de todas as dificuldades, a ‘vozearia cretina’, o ‘criticismo’, a ‘noticias falsas’, a ‘criação artificial de climas”, disse, - “não foram capazes de tirar-nos a confiança”.

Hoje, no âmbito das comemorações do Dia do Municipio da Moita, nos Paços do Concelho, decorreu a sessão de atribuição das Medalhas Municipais.
Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, salientou que as Medalhas Municipais, são o reconhecimento por parte da autarquia de pessoas e empresas que de alguma forma se destacam pela sua actividade na vida do concelho.

O sucesso de um dos nossos é o nosso sucesso também

Referiu que os distinguidos contribuem para o desenvolvimento social do concelho, uns pelo trabalho directo, aqui deixam a sua marca, outros de forma mais simbólica, porque numa terra que tem orgulho de si própria, que se reconhece a si própria – “o sucesso de um dos nossos é o nosso sucesso também”, é isso que assinalamos reconhecendo pessoas que na sua actividade têm alcançado graus de sucesso, além do concelho e, aqui, merecem o nossa homenagem.

Criar um clube para promover a cultura e o desporto

O presidente da Câmara Municipal da Moita a propósito da entrega da Medalha de Honra do Municipio ao Clube Recreativo Sport Chinquilho Arroteense, recordou a importância do Movimento Associativo na vida do concelho.
Referiu que há 70 anos, as Arroteias era meia dúzia de habitações, mas as pessoas que ali residiam, nesse tempo, sentiram a necessidade de se unir – “criar um clube” – para promover a cultura e o desporto, conseguindo sobreviver e mantendo viva a sua actividade ao longo de 70 anos.

Os valores da paz e da natureza.

Referiu, igualmente o contributo do Agrupamento nº 76 do Corpo Nacional de Escutas, distinguido com a Medalha de Honra do Municipio, que tem mantido uma actividade ao longo de 60 anos na vida local, marcada por uma identidade própria, formando milhares de jovens, com os valores da paz e da natureza.

Tecnimoita ligada ao tecido económico do concelho.

Rui Garcia, sublinhou o contributo da Tecnimoita, que foi distinguida com a Medalha de Mérito Económico e Social, pelo seu papel na vida local ao longo dos seus 27 anos de actividade, sendo uma empresa que é uma marca reconhecida e ligada ao tecido económico do concelho.
Recordou que a esmagadora do tecido económico do nosso país, são as pequenas empresas, com raiz local, que se envolvem na vida local, são empresas que resistem, que têm – “um papel de resistência”.

Doca para as embarcações tradicionais em Lisboa

Igualmente distinguida com a Medalha de Mérito Económico e Social, foi a empresa «Tejo Convida».
Rui Garcia, salientou que esta é uma empresa com quatro anos de actividade, que disse, é uma ‘empresa inovadora’ que se insere na estratégia do municipio de divulgar o património do Tejo- “um património que é preciso preservar, que é futuro”.
Referiu que fruto de um protocolo com a APL. As dificuldades de atracar em Lisboa vão ser superadas, porque onde está hoje a doca da marinha, vai ser criada uma doca reservada para as embarcações tradicionais.

Sónia Louro Medalha de Mérito Artistico e Cultural

Sónia Louro, escritora, foi distinguida com a Medalha de Mérito Artistico e Cultural.
Rui Garcia, salientou que Sónia Louro é natural da Moita, foi aqui que estudou e, nos dias de hoje, autora de sete livros de ficção histórica, já recebeu a distinção ao nível nacional, com um trabalho ‘além concelho’.
Recordou que Sónia Louro, sendo Bióloga, dedica-se à escrita, com muito mérito.
O seu sucesso é também o nosso sucesso – “estamos à espera de mais obras”.

Miguel Ramalho exemplo de trabalho e talento

Miguel Ramalho, 28 anos, foi distinguido com a Medalha de Mérito Artistico e Cultural, é bailarino da Companhia Nacional de Bailado, com uma actividade reconhecida ao nível nacional e internacional, Coreógrafo com diversas trabalhos, fruto do seu talento.
Recordou que Miguel Ramalho nasceu e viveu no Vale da Amoreira, sendo um exemplo de vida que, o meio não condiciona o nosso talento – o nosso destino e nosso sucesso, somos nós que o fazemos com nosso trabalho e talento.
Ele tem uma carreira de que todos nos devemos orgulhar, salientou Rui Garcia.

Trabalhadores com 40 anos de serviço público.

A finalizar, o presidente da Câmara Municipal da Moita, salientou que na sessão, igualmente são homenageados os trabalhadores com 40 anos de serviço público.
São rostos de trabalhadores que viram passar por eles presidentes, vereadores e ainda cá estão – “continuam a fazer, a trabalhar todos os dias”,
Rui Garcia recordou que os funcionários públicos são desconsiderados no nosso país, a ‘moda moderna foi construindo a ideia falsa” que os funcionários públicos são uns privilegiados, passa muito a ideia que têm ‘ordenado burguês’, que ‘trabalham só de vez em quando’, e, a realidade está longe disso- “os trabalhadores públicos do nosso país estão a perder salários há vinte anos, em termos reais ganha hoje menos que em 1999”.
Referiu que 1/3 dos trabalhadores da Câmara Municipal da Moita ganham o salário minimo, a média salarial não ultrapassa os 800 euros - “isto é a realidade, não é a imagem de privilegiados”.
Nos últimos anos perderam o direito às carreiras, à antiguidade – “o que resta é a segurança no trabalho, versus precariedade que é o que existe fora” .

Não foram capazes de tirar-nos a confiança

Rui Garcia encerrou a sua intervenção, afirmando que apesar de todas as dificuldades, a ‘vozearia cretina’, o ‘criticismo’, a ‘noticias falsas’, a ‘criação artificial de climas”, disse, - “não foram capazes de tirar-nos a confiança”.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156404065152681

10.09.2019 - 17:49

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.