Conta Loios

reportagem

Cerca de meio milhão de pessoas nas Festas da Moita
No Turismo há um crescimento sustentado muito ligado ao rio

Cerca de meio milhão de pessoas nas Festas da Moita<br />
No Turismo há um crescimento sustentado muito ligado ao rio<br />
. «Temos ainda uma lacuna. Não temos uma unidade hoteleira»

Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, no decorrer da ‘Tarde do Fogareiro’ em diálogo com os órgãos de comunicação social, salientou que o balanço das Festas da Moita de 2019 – “é bastante positivo, contando com uma presença forte de pessoas, em todos os eventos”.

O autarca sublinhou que os espectáculos musicais têm estado repletos, assim como nas outras actividades.
“A tarde do fogareiro está como habitual, está com aquele ambiente familiar e tranquilo, que é aquilo que atrai as pessoas ao fogareiro. Um espaço para conviver e petiscar”, sublinhou.
Salientou que, este ano, na Tarde do Fogareiro, devem estar presentes entre 10 a 15 mil pessoas.

Não se faz apenas com pessoas do concelho

“Nós temos apostado, cada vez mais na promoção externa das Festas da Moita. Um evento desta dimensão não se faz apenas com pessoas do concelho, aliás nunca se fez, porque as Festas da Moita desde sempre, os que aqui vivem desde a infância, sabem que as Festas da Moita, sempre atraiu pessoas do exterior”, disse.
Referiu que este ano certamente marcaram presença nos dez dias de Festas o meio milhão de visitantes.

Receita suporta essencial da programação

Sobre o orçamento das Festas da Moita, o edil referiu que as despesas devem ter rondado os 350 mil euros, verba essa que foi liquidado de uma forma global pelas receitas dos feirantes e patrocínios – “as festas têm uma receita que suporta o essencial da sua programação, pode não ser os 100% mas é muito perto disso ”, referiu.

Impulsos importantes à própria economia local

“Hoje em dia, fala-se do marketing territorial, um expressão que não gosto muito, mas é a corrente, esse marketing territorial vive da afirmação a partir destes eventos, que atraem visitantes e que são impulsos importantes à própria economia local e à promoção do concelho noutras zonas.
Nós temos apostado nisso, de ano para ano, vamos aumentando a promoção que fazemos, a presença em órgãos de comunicação nacionais, alargando a um espectro maior da população as nossas festas”, salientou Rui Garcia.

Turismo há um crescimento sustentado

O Presidente da Câmara Municipal da Moita, sublinhou que ao nível do turismo, no concelho– “há um crescimento sustentado ao longo dos últimos anos, muito ligado ao rio, às actividades do rio, às que são promovidas pela Câmara Municipal, nomeadamente os passeios através do varino, mas, hoje, já existem particulares e empresas a actua neste ramo. Isso tem trazido um crescimento sustentável para a economia local, para a gastronomia, e para um conjunto de actividades associadas”, disse o edil.

Não temos uma unidade hoteleira

“Temos ainda uma lacuna. Não temos uma unidade hoteleira. Nós, contrariamente ao nosso concelho vizinho o Barreiro, onde houve um crescimento do alojamento local, com algumas ofertas de alojamento local, mas uma unidade hoteleira tradicional ainda não existe.
Esperamos que este continuar do crescimento da atractividade da margem sul, em geral, e do concelho da Moita, em particular, conduza a curto prazo que isso possa acontecer.”, afirmou Rui Garcia.

Estamos confiantes que as coisas estão a mudar

“De resto, à semelhança de todo o país, verificamos uma melhoria da situação económica, o período mais acentuado da crise económica já passou, temos neste momento uma retoma, quer do ponto de vista do emprego, quer do ponto de vista da actividade económica em geral, do número de empresas a instalar-se e a desenvolver projectos que podem conduzir, num futuro breve, a alguns investimentos importantes.
Estamos confiantes que as coisas estão a mudar.”, acrescentou o autarca.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156410549617681

15.09.2019 - 17:41

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.