Conta Loios

reportagem

Centro Hospitalar do Barreiro Montijo
Existência do Serviço de Saúde mental no Barreiro é positivo para a comunidade

Centro Hospitalar do Barreiro Montijo<br>
Existência do Serviço de Saúde mental no Barreiro é positivo para a comunidade. Este departamento conseguiu sempre colocar o doente no centro do sistema

. Através deste serviço pela primeira vez existiu a multidisciplinaridade nesta casa

“Este serviço contribuiu para dar visibilidade ao Hospital do Barreiro ao criar envolvimento com a comunidade, criaram-se dinâmicas de ligação do Hospital com toda a comunidade”, disse Ana Teresa Xavier, do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barreiro- Montijo.

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Barreiro- Montijo assinalou, hoje, o Dia da Saúde Mental e os 30 anos desta valência no Hospital do Barreiro.
O auditório do Hospital do Barreiro esteve cheio de pessoas e de emoções, contando com a presença de muitos que fizeram a história e as memórias desta valência hospitalar, ao serviço dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

Nunca pensei que chegasse até ao dia de hoje

Na sessão de abertura das comemorações dos 30 anos da Saúde Mental no Barreiro, Fátima Lourenço, Psicóloga, responsável pela Unidade de Psicologia, sublinhou que estava a viver um momento marcado de emoção, por estar a – “comemorar 30 anos de aprendizagem e crescimento”.
“Não é ao hospital que eu dou o meu melhor é pelo utente”, disse Fátima Lourenço que recordou ser um ”dinossauro da casa”.
Referiu que viveu estes anos a dar todo o seu contributo pela afirmação da “psicologia nesta casa”.
“E, nunca pensei que chegasse até ao dia de hoje”, salientou.

Errar faz parte do crescimento de cada um de nós

Gláucia Lima, Directora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Barreiro- Montijo, recordou que apenas há dez anos que exerce funções no serviço, tendo este sido – “um período de grande aprendizagem pessoal e profissional”.
Sublinhou que ao longo destes anos tem contado com o “grande profissionalismo”, numa relação permanente com a comunidade.
“Errar faz parte do crescimento de cada um de nós, crescemos, aprendemos, erramos, caímos, aprendemos e crescemos”, disse.
Referiu que ao longo destes anos tem sido grande a dedicação de todos os profissionais que exerceram funções no Departamento e, ainda hoje – “com muitos projectos para o futuro”.

Este serviço contribuiu para dar visibilidade ao Hospital do Barreiro

Ana Teresa Xavier, do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro - Montijo, recordou que há 30 anos quando este serviço de saúde mental se instalou no Hospital do Barreiro – “eram uns estranhos que vinham ocupar o nosso espaço e de estranhos passaram a figuras dominantes”.
Salientou que foi através deste serviço que – ‘pela primeira vez existiu a multidisciplinaridade nesta casa”.
“Este serviço contribuiu para dar visibilidade ao Hospital do Barreiro ao criar envolvimento com a comunidade, criaram-se dinâmicas de ligação do Hospital com toda a comunidade”, disse Ana Teresa Xavier.

Este departamento faz falta à comunidade

“Este departamento conseguiu sempre colocar o doente no centro do sistema”, referiu Ana Teresa Xavier.
Referiu que ao longo dos anos este departamento procurou dar sempre o seu melhor e nunca se demitiu das suas preocupações.
“Este departamento faz falta à comunidade”, disse.

Serviço de saúde mental no Barreiro é positivo para a comunidade

João Pintassilgo, vice presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que “viver as emoções é bom para a saúde mental”
“Estar aqui a viver estas emoções é uma forma positiva de começar o meu dia”, disse.
O autarca, salientou que num tempo que ao nível mundial, segundo noticias divulgadas hoje, em cada 40 segundos há um suicidio no mundo, ter um Serviço de Saúde Mental no Barreiro é positivo para a comunidade.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156474469312681

10.10.2019 - 14:39

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.