Conta Loios

reportagem

Barreiro - Arquivo Ephemera onde pode estudar a mensagem dos partidos aos eleitores
Propaganda politica de um modo geral é muito conservadora

Barreiro - Arquivo Ephemera onde pode estudar a mensagem dos partidos aos eleitores<br />
Propaganda politica de um modo geral é muito conservadora. Propaganda mais eficaz foi a «Iniciativa liberal» e o «Chega».

. Propaganda do PSD não era brilhante e PS não foi particularmente criativo

Sobre a propaganda do PCP, Pacheco Pereira, referiu que – “é muito estereotipada, muito pouco inovadora, há uma usura e um gasto no discurso enorme no PC, e, não conseguem dar a volta, nesta campanha eleitoral foi dos partidos com pior propaganda”.

A associação Ephemera recebeu no seu «armazém» localizado no território da Baía do Tejo, o outdoor do Partido «Iniciativa Liberal», referenciado como ícone da recente campanha eleitoral para a Assembleia da República.

Espólio que tem milhares de cartazes

O out door do «António Costa» que esteve na vai pública em Lisboa, passa a integrar o espólio da associação Ephemera, que procura desenvolver um trabalho constante de recolha de materiais da actividade politica, de campanhas – “foi para nós importante esta oferta da Iniciativa Liberal, não só deste boneco de António Costa, que teve um papel icónico na campanha, mas também das diferentes lonas que foram colocadas, que se acrescenta a um espólio que tem milhares de cartazes, de diferentes campanhas autárquicas, nacionais e estrangeiras”, referiu Pacheco Pereira, numa conversa com os jornalistas.

O tempo é que dá contexto às coisas

Recordou que o arquivo Ephemera é “o único em Portugal, que recolhe, organiza, digitaliza, fotografa, este tipo de materiais”
“Basta só passar meia dúzia de anos, se fizermos uma exposição e for colocado este boneco, é um enorme sucesso.
O que nós fazemos é usar o tempo como contexto. O tempo é que dá contexto às coisas, portanto, é só uma questão de deixar passar uns anos e as coisas já funcionam bem”, disse.

Iniciativa Liberal teve mais imaginação

Pacheco Pereira, numa conversa com os jornalistas, sublinhou que a campanha do partido «Iniciativa Liberal», - “teve mais imaginação, que muitas outras campanhas. É um partido novo, com um discurso diferente do habitual, isso, traduziu-se muito na sua publicidade, na propaganda.”

Propaganda politica de um modo geral é muito conservadora

Salientou que “a propaganda politica de um modo geral é muito conservadora, nota-se algumas diferenças, por exemplo a preocupação em fazer séries de cartazes, com reivindicações, ou com aspectos programáticos diferentes.
No caso do partido do governo, o PS, e dos partidos da chamada geringonça, dizerem o que foi conseguido na legislatura anterior, mas, de um modo geral a propaganda é bastante conservadora”.

Propaganda eficaz traduziu-se em votos

”Do meu ponto de vista, os dois partidos que fizeram uma propaganda mais eficaz, foi a «Iniciativa liberal» e o «Chega».
O «Chega» fez uma propaganda muito eficaz, nas palavras de ordem, para o objectivo de cada um dos partidos, a propaganda foi bastante eficaz, aliás, de um modo geral traduziu-se em votos.
Havia propaganda de má qualidade, por exemplo as cores que a «Alianças» utilizou eram muito más, os cartazes eram praticamente dificeis de ver, um azul muito esmaicido. A propaganda do PSD também não era brilhante, era muito standartizada. O PS que tem mais meios, também não foi particularmente criativo, isso faz, quem queira estudar o design, quem queira estudar o marketing politico, quem queira estudar as palavras de ordem, e a mensagem que os partidos pretendem dar aos eleitores tem que vir ao arquivo Ephemera.”

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156513004847681

25.10.2019 - 19:17

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.