Conta Loios

reportagem

Barreiro – 45 anos de Karaté CPK na margem sul
Karaté actividade salutar para toda a vida
. AKDS comemora 30 anos

Barreiro – 45 anos de Karaté CPK na margem sul<br />
Karaté actividade salutar para toda a vida<br />
. AKDS comemora 30 anos . Barreiro pioneiro nas comeptições de karaté

. Praticar karaté de uma forma séria e honesta

Ontem, no Restaurante Acordeon, mais de 150 pessoas participaram num almoço que assinalou os 30 anos de vida da AKDS – Associação de karaté do Distrito de Setúbal e. também os 45 anos de Karaté CPK na margem sul, iniciado no Luso do Barreiro, no ano de 1974.

Raul Machado, presidente da direcção da AKDS, reconheceu várias instituições que ao longos dos 30 anos de vida contribuiram para o desenvolvimento da associação, nomeadamente, juntas de freguesia, Cãmara Municipais – Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo – “sem a vossa colaboração muitas das nossas actividades, estágios, treinos e competições não seria, possiveis”, disse.
“Num ano particularmente triste e dificil para a afamilia AKDS, estamos aqui juntos e unidos, fortalecidos na amizade, pela entre ajuda, pela memória e pela paixão a comemorar os 30 anos da AKDS e os 45 anos do karaté CPK na margem sul”, referiu Raul Machado.

Praticar karaté de uma forma séria e honesta

Recordou que no ano de 1974, Luso Futebol Clube do Barreiro, Ateneu Popular do Montijo e Estrela Mointense foram os fundadores da Associação Desportiva CPK.
“Mantemos os mesmos objectivos do inicio, objectivos esses que nos foram passados pelos Mestres Regino Santos e Artur Aragão, figuras incontornáveis do karaté nacional e do karaté CPK em particular, que são praticar karaté de uma forma séria e honesta, de uma forma completa e tradicional não resumindo o karaté somente à vertente do jogo-competição desportiva, porque isso é destruir toda a a sua essência e integridade”, salientou o presidente da direcção da AKDS.

Barreiro pioneiro nas comeptições de karaté


“Nada temos contra as competições, aliás foram no Barreiro que foram disputadas algumas das primeiras competições organizadas em Portugal por um clube, os célebres torneios do aniversário do Luso Futebol Clube, desde 1976 a 1979”, recordou Raul Machado.

Nunca foi nosso propósito formar campeões

“Nunca foi nosso propósito ganhar títulos ou formar campeões. Não temos nada contra quem forma e quem ostenta títulos, respeitamos todas as opções”, sublinhou.
“O nosso caminho é diverso, mais dificil e resiliente, com mais obstáculos, sem notoriedade e por isso com visibilidade mais reduzida, sem grandes louvores, mas esse é o preço que estamos dispostos a pagar”, acrescentou Raul Machado.
“Simplesmente queremos através de uma prática continuada, através do esforço, da disciplina, da humildade. Contribuir para formar pessoas melhores, em todos os aspectos. Isso, é que é, para nós, verdadeiramente um título. A juntar a isso que o karaté seja uma actividade salutar para toda a vida”, afirmou.

250 ateltas na margem sul

De referir que a AKDS conta actualmente com 250 atletas, nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.
As escolas de karaté funcionam nas seguintes associações:
Barreiro – Grupo Desportivo Ferroviários; Grupo Dramático e Recreativo ‘Os Leças’; Quinbta da lomba Futebol Clube e Grupo Recreativo União Penalvense.
Moita – Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira; Sociedade Recreativa Baixa da Serra; Geração Fitness da Moita.
Alcochete – Vulcanense Futebol Clube
Montijo – Clube Atlético do Montijo.

A memória de Luis Catita

No decorrer do almoço evocativo da efeméride, num clima familiar e de amizade, num enocntro de gerações, com a presença dos veteranos que há 45 anos forma os primeiros praticantes da modalidade, foi salientado, por João Nené, técnico de karaté, que – “o segredo da vida da AKDS é a amizade” e “o que nos une é o karaté”.
Recordou um amigo da associação, um homem do desporto, um homem que representou muito para a formação de técnicos – Luis Catita – carinhoasamebnte conhecidoi por “batatinha”, que faleceu este ano.
Foi prestada uma homenagem a Luis Catita com entrega de uma placa de agradecimento e saudade a sua esposa.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156518911842681

27.10.2019 - 09:04

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.