Conta Loios

reportagem

Moita – João Novelo dá nome à Sala de Halterofilismo do GAC
Um espaço renovado pela acção do voluntariado

Moita – João Novelo dá nome à Sala de  Halterofilismo do GAC<br />
Um espaço renovado pela acção do voluntariado<br />
Rui Garcia, Presidente da Câmara Municipal da Moita, recordou que o halterofilismo é das modalidades com mais tradição no Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira.

A história do Ginásio tem sido feita com o trabalho voluntário dos sócios, dos atletas – “nunca foram os apoios que determinaram as mudanças”, disse o edil.

O Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, hoje, inaugurou a Sala de Halterofilismo, após a realização de obras e diversos melhoramentos, que foram concretizados com o trabalho voluntário de atletas, técnicos, dirigentes, amigos e familiares, com o apoio da Câmara Municipal da Moita e União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.
Silvestre Fonseca, o veterano da modalidade, antes da cerimónia protocolar, expressava a sua alegria “pela mudança radical” que se concretizou naquele espaço”, e sublinhava – “foi tudo feito com trabalho voluntário”.

Sala de Halterofilismo João Novelo

O Conselho Directivo do GAC – Ginásio Atlético Clube decidiu atribuir à Sala de Halterofilismo o nome de - João José Gomes Novelo Santos, que iniciou a sua actividade desportiva no GAC, em 1973, tinha então 13 anos.
Diamantino Patarata, do Conselho Directivo, recordou que João Novelo, foi várias vezes campeão nacional, individual e por equipas, com as cores do GAC, e, representou Portugal em vários campeonatos internacionais da Europa e do mundo, onde obteve 1 medalha de ouro, 4 de prata, 2 de bronze e um quarto lugar. Foi recordista nacional em vários escalões.
João Novelo é treinador do GAC desde 1978, função que ainda exerce no clube. Actualmente, é o halterofilista com mais anos de actividade a nível nacional e com maior número de participações em provas.

De forma voluntária realizar as obras

João Novelo, emocionado, agradeceu a homenagem que lhe foi prestada e, na circunstância, agradeceu aos atletas, dirigentes, amigos e familiares que de forma voluntária se entregaram a realizar as obras na sala, que passou a ter óptimas condições para o treino, box de musculação e balneários.

Uma modalidade olimpica

Vítor Barata, presidente do Conselho Directivo, salientou que o trabalho realizado na renovação da sala é um exemplo da forma de estar dos banheirenses, que nunca desistem, que unem vontades para fazer obra – “estamos habituados a lutar para conseguir o que queremos”, e, neste contexto recordou, entre outras conquistas a luta pelo Centro de Saúde.
Referiu o trabalho que tem sido realizado pelos actuais corpos sociais, para manter vivo e coeso o clube, e, lançou o apelo para que todos participem nas eleições que vão realizar-se no próximo dia 30 de Novembro, recordou que, apesar das coisas não “terem sido fáceis”, de novo foi apresentada uma lista candidata para dar continuidade à vida do clube.
Por outro lado, anunciou que a GAC, o Luso do Barreiro e uma associação de Grândola estão a desenvolver esforços para que a Federação de Halterofilismo retome a sua dinâmica – “esta é uma modalidade olimpica e tem que voltar”, disse.

Sente-se mais amor às coisas

Nuno Cavaco, Presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira agradeceu a todos pelo trabalho realizado na melhoria das condições da secção de halterofilismo.
Rui Garcia, Presidente da Câmara Municipal da Moita, recordou que o halterofilismo é das modalidades com mais tradição no GAC, uma modalidade que ao longo dos anos tem atingido excelentes resultados quer a nível nacional e internacional.
A propósito da obra realizada, com trabalho voluntário, sublinhou que a história do Ginásio tem sido feita assim, as transformações são feitas com o trabalho voluntário dos sócios, dos atletas – “nunca foram os apoios que determinaram as mudanças”.
Referiu que essa entrega voluntária nas mudanças contribui para que as obras sejam mais sentidas e que se tenha – “mais amor às coisas”.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156579729607681

17.11.2019 - 22:01

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.