Conta Loios

reportagem

CFB – Clube de Fotógrafos do Barreiro comemora 6º aniversário
Abrindo caminho no experienciar o mundo da fotografia analógica

CFB – Clube de Fotógrafos do Barreiro comemora 6º aniversário<br />
Abrindo caminho no experienciar o mundo da fotografia analógica <br />
<br />
. Vai voltar a Maratona de Fotografia CFB aberta ao público

“Durante este ano um dos objectivos do Clube é abrir as suas portas à comunidade, realizar actividades na sede, e estendê-las a entidades com quem se estabeleçam parcerias e protocolos o que irá permitir divulgar o CFB, a fotografia e promover a adesão de novos sócios”, salientou Anabela Carreira, presidente da Direcção do CFB.

Hoje, no Salão da SFAL – Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense decorreu o almoço comemorativo do 6º aniversário da fundação do CFB – Clube de Fotógrafos do Barreiro, um momento que proporcionou um agradável convivio, num clima familiar e de amizade.
Após a projecção de um conjunto de fotografias dos membros do clube que proporcionou uma viagem pelo tempo e por lugares, nos mais vraiados recantos de Portugal, Anabela Carreira, presidente da Direcção, agradeceu as presenças dos os fotógrafos e respectivas famílias, assim como de Sara Ferreira, vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, à Presidente da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Gabriela Guerreiro e ao representante do executivo da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Nuno Marques, a Lurdes Sales, presidente da Mesa da Assembleia Geral da SFAL, assim como ao director do Jornal Rostos, António Sousa Pereira que, sublinhou – “ tem acompanhado o CFB desde a sua criação em 2014”.

Temos evoluído na aprendizagem da fotografia

Anabela Carreira salientou que para além de festejar mais um aniversário da fundação do Clube, o sexto, também era festejado o quinto aniversário da constituição da associação.
Recordou que – “ao longo deste tempo temos evoluído na aprendizagem da fotografia, confraternizado e trocado experiências”.

Fotografia no Barreiro

Na sua intervenção referiu a colaboração que o clube mantém com várias entidades oficiais e do movimento associativo que em 2020 tem por objectivo reforçar.
Recordou a parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, - «no incontornável Mês da Fotografia, agora com novo conceito mais abrangente e a chamar-se “Fotografia no Barreiro”».

Um ano de actividade

Salientou a realização de exposições - “Lavradio (Des)Conhecido”, em colaboração co UFBL, no Mercado do Lavradio e “Um Outro Olhar Pela Difereç@“ em colaboração com a Associação “Vem Vencer”, no Mercado Primeiro de Maio e no Fórum Barreiro, assim como as reportagens em diversas iniciativas desde o 25 Abril, as Festas UFASSAV, e do Barreiro ou a Semana da Diferenç@.
Recordou os passeios organizados por António Rosa, que mostrou a sua terra na região de Castelo Branco, e, Nelson Favas que levou ao Alqueva a ver as estrelas.
Os “Piratas” na dinamização organizam saídas relâmpago que contribuem para estimular o gosto pela fotografia e o convívio.
Nas actividades referenciou também as oficinas de fotografia, proporcionadas por Carlos Matos e Nelson Favas.

Experienciar o mundo da fotografia analógica

Anabela Carreira, divulgou que com o apoio da CMB, UFBL e da UFASSAV, a sede do clube será brevemente, oficialmente inaugurada com uma exposição.
Naquele espaço renovado, do antigo Atelier Municipal, vão continuar a desenvolver as “Terças no Clube”, o “Cinema no Clube” e “Fotografia de Estúdio”.
«Vamos também, finalmente, enveredar por novos caminhos e experienciar o mundo da fotografia analógica uma vez que já temos construída e equipada a nossa “câmara escura”», disse a Presidente da Direcção.

Tertúlias de Fotografia

Anabela Carreira sublinhou que as Tertúlias de Fotografia, vão realizar-se visando proporcionar um espaço para os sócios do CFB falarem e mostrarem o seu trabalho, para além de conversas com outros fotógrafos que no Clube venham falar sobre as suas experiências.

Maratona de Fotografia CFB aberta ao público

“Durante este ano um dos objectivos do Clube é abrir as suas portas à comunidade, realizar actividades na sede, e estendê-las a entidades com quem se estabeleçam parcerias e protocolos o que irá permitir divulgar o CFB, a fotografia e promover a adesão de novos sócios”, salientou Anabela Carreira.
Anunciou que vai ser retomada a realização da “Maratona de Fotografia CFB”, aberta não só a sócios mas também ao público em geral.
No âmbito da divulgação dos trabalhos o CFB vai lançar o repto ao Movimento Associativo e entidades oficiais para a organização de uma exposição itinerante de sócios do CFB, assim como vão ser dinamizadas exposições individuais de sócios do Clube, na sede.

Formação para aperfeiçoamento das capacidades

A realização de uma grande exposição do CFB enquadrada na iniciativa “Fotografia no Barreiro 2020”, em parceria com a Cãmara Municipal do Barreiro, é um dos objectivos para este ano..
“A formação é fundamental para o aperfeiçoamento das capacidades de cada um de nós, o modo de ver, de fazer e até de pensar a fotografia. Assim, além da formação contínua que passa pelos nossos encontros às terças-feiras, realizar-se-ão formações em áreas específicas”, referiu a presidente da Direcção.

Recordar Jorge Jacinto

Anabela Carreira, recordou Jorge Jacinto – “ o nosso amigo que partiu prematuramente. Companheiro que nos ajudou e doou material e equipamentos que vão permitir desenvolver e melhorar a nossa a actividade. Obrigada pela tua generosidade Jorge, sentimos a tua falta.”

Registar o futuro da nossa memória

Sara Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que o Clube de Fotógrafos do Barreiro – “é um clube incontornável na vida da nossa cidade” e é um clube que está presente para registar o futuro da nossa memória.
Sublinhou que a autarquia pretende continuar a estimular as parcerias, porque desta forma “o Barreiro só tem a ganhar”.

No final, procedeu-se, pela primeira vez, à entrega das fotografias do Mês e foi projectado um pequeno filme com um resumo da actividade em 2019.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156801923227681

08.02.2020 - 22:15

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.