Conta Loios

reportagem

Rotary Clube do Barreiro
Miguel Sousa «Profissional do Ano 2020».

Rotary Clube do Barreiro <br>
Miguel Sousa «Profissional do Ano 2020». Na sua reunião de ontem o Rotary Club do Barreiro, procedeu à entrega da distinção «Profissional do Ano 2020».

António Rodrigues, do Rotary Club do Barreiro, recordou alguns aspectos do percurso biográfico de Miguel Sousa, referindo que “não é tarefa fácil resumir o curriculum” de um homem de uma ampla cultura e com uma brilhante carreira profissional e intervenção civica.

Na sua reunião de ontem o Rotary Club do Barreiro, procedeu à entrega da distinção «Profissional do Ano 2020».
Carlos Silva, membro do Rotary, responsável pela «Avenida Profissional», recordou que a atribuição desta distinção é, anualmente, um dos momentos altos da vida dos clubes rotários de todo o mundo.
A distinção visa prestar homenagem a uma pessoa da comunidade pela sua carreira, ou por algum facto relevante da sua vida, quer de elevado valor moral, ético ou profissional.
Este ano a distinção foi atribuida a Miguel Sousa, médico cardiologista. Recorde-se que, esta distinção no ano 2019 foi atribuida a António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

Um homem de uma ampla cultura

António Rodrigues, do Rotary Club do Barreiro, recordou alguns aspectos do percurso biográfico de Miguel Sousa, referindo que “não é tarefa fácil resumir o curriculum” de um homem de uma ampla cultura e com uma brilhante carreira profissional e intervenção civica.
Referiu que nasceu em Olhão e veio viver para o Barreiro no ano de 1950. É médico de Medicina e Cirurgia desde 1966, especializando-se na área de cardiologia. Exerceu funções durante 21 anos nos Hospitais Civis de Lisboa, tendo sido Chefe de Serviço de Medicina Interna. Foi membro de Comissões Organizadoras de diversos Congressos e fundador da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Na Medicina Desportiva foi uma referência, tendo sido fundador e Director do Centro de Medicina Desportiva do Barreiro.
Foi médico da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro e Cardiologista do Posto Médico da CUF.
Foi Director do Departamento de Medicina do Hospital do Barreiro e integrou a Comissão Municipal de Saúde.
Na vida associativa foi presidente da Associação Académica do Barreiro e sócio fundador do Cine Clube do Barreiro.
Foi Director do «Jornal do Barreiro». Licenciou-se em Sociologia e desenvolve actividade no Algarve, sendo uma dos participantes nos Encontros de Genealogia do Algarve.

Valorização do associativismo médico

Miguel Sousa, recordou diversos episódios de sua vida profissional e social, desde as tertúlias que eram uma tradição dos médicos do Barreiro, num tempo que exercer medicina em nada tinha comparação com os dias de hoje, referiu a sua participação nas lutas da crise estudantil de 1962, assim como, o seu contributo na valorização do associativismo médico.
Na sua intervenção recordou o contributo do Serviço de Internato, como principio da criação das carreiras.

Serviço de Urgência 24 horas por dia

Miguel Sousa, recordou o almoço com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, onde foi convidado para médico daquela instituição e que deu origem à criação, em 1964, de um Serviço de Urgência, 24 horas por dia, num tempo que esta tipologia de serviços só funcionava em Lisboa e no Porto.
Referiu a criação do Hospital do Barreiro no ano de 1965 e a criação de sucessivas valências, algumas pioneiras e outras de referência como a Unidade de Radioterapia.
Salientou a acção na promoção de Congressos, o 1º de Cardiologia em Portugal, n o ano de 1970, ou a criação do jornal de Clinica Geral, onde contou com a colaboração do barreirense José Cândido.

Teatro e associativismo

Sublinhou a criação da Associação Académica do Barreiro, no ano de 1959, assim como a sua participação do Teatro de Bolso do Barreiro, no Clube 22 de Novembro, que deu origem ao TEB.
Referiu a fundação do Cine Clube do Barreiro, divulgando o cartaz de autoria de José Cândido, do 1º filme projectado em privado– Humberto D, de Vitorio Sicca.
Referiu a fundação do Centro de Medicina Desportiva e evocou a figura de Manuel Cabanas.

Augusto Coelho, Presidente da Direcção do Rotary Club do Barreiro, procedeu à entrega da distinção.
Na sessão marcaram presença Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro e João Pintassilgo, Vice Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Ver fotos de Carlos Guinote

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156839274317681

18.02.2020 - 10:18

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.