Conta Loios

reportagem

Rotary Club do Barreiro assinala Dia Mundial da Poliomielite
Neste momento só existe no Afeganistão e no Paquistão

Rotary Club do Barreiro assinala Dia Mundial da Poliomielite<br>
Neste momento só existe no Afeganistão e no Paquistão<br>
“A erradicação da poliomielite por acção da nossa campanha já foi concretizada totalmente em África. Neste momento só existe no Afeganistão e no Paquistão.”, referiu Francisco Gouveia, presidente do Rotary Club do Barreiro.

A Campanha pela erradicação da poliomielite foi uma das mais importantes acções promovidas ao nível mundial pelo movimento rotário.
Uma iniciativa que começou em 1979 com a vacinação de 5 milhões de crianças nas Filipinas, posteriormente o programa tornou-se um projecto das Nações Unidas, através da OMS – Organização Mundial de Saúde.
Esta ação está integrada no projeto “End Polio Now”, que, desde 1986, já conseguiu vacinar mais dois mil milhões de crianças, tendo como meta a erradicação da poliomielite, uma doença viral altamente contagiosa que provoca paralisia e deformações no corpo.

Poliomielite já foi erradicada em África

Hoje foi assinalado o Dia Mundial da Poliomielite, para celebrar esta efeméride o movimento rotário de todo o mundo promoveu diversos eventos para assinalar esta comemoração.
O Rotary Club do Barreiro associou-se a este celebração colocando na fachada da sua sede o Moinho do do Jim, na Avenida Bento Gonçalves um painel, com o objectivo de sensibilizar a opinião pública para a importância deste tema.
Na circunstância foi realizado um registo do evento, através de um drone, para ser divulgado pelas redes sociais, juntando o Barreiro a todas as acções realizada pelo movimento rotário ao nível mundial.
“A erradicação da poliomielite por acção da nossa campanha já foi concretizada totalmente em África, a partir do ano 2020. Neste momento só existe no Afeganistão e no Paquistão.”, referiu Francisco Gouveia, presidente do Rotary Club do Barreiro.
Os promotores do programa internacional de erradicação da poliomielite, actualmente, uma parceria que envolve o Rotary International, a Organização Mundial de Saúde, a Unicef e a Fundação Bill e Melinda Gates, salientam que o vírus da poliomielite constitui uma ameaça para todas as crianças do mundo.

Embaixador de Rotary para a Campanha de erradicação da Poliomielite no Mundo

Recorde-se que Rotary Club do Barreiro, no ano 2016, nomeou como «Embaixador de Rotary para a Campanha de erradicação da Poliomielite no Mundo» - Carlos Humberto, na época presidente da Câmara Municipal do Barreiro; Regina Janeiro, que exercia nesse ano a função de vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pela área cultural; Humberto Candeias, Psicólogo da Associação «Nós»; Nelson Rosado e Sérgio Rosado – «Os Anjos», grupo musical, e, António Sousa Pereira, Director do Jornal «Rostos».

VER FOTOS

https://www.facebook.com/media/set?vanity=jornalrostos&set=a.10157522639437681

24.10.2020 - 19:56

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.