Conta Loios

reportagem

Barreiro - Rosto do Ano 2019 na Área da Música
Pedro Araújo – mais que uma escola de música tem que ser um espaço cultural

Barreiro - Rosto do Ano 2019 na Área da Música<br />
Pedro Araújo – mais que uma escola de música tem que ser um espaço cultural Fomos hoje entregar a Pedro Araújo o Diploma de «Rosto do Ano 2019 – Área da Música». Ali, em Coina, nas instalações da antiga moagem, onde, agora funciona a Escola de Música «Os Putos do Rock», que dá continuidade à Escola de Música da Penalva.

Pedro Araújo, com a sua habitual simpatia, recebeu-nos naquele antigo espaço fabril, que está em plena transformação. É naquele lugar que, desde o inicio deste mês, está a funcionar a escola de música, com 29 alunos, sendo lecionadas as disciplinas de guitarra, piano, bateria e voz.
«O objectivo é transformar esta escola numa associação que seja alargada à comunidade. Mais que uma escola de música tem que ser um espaço de referência cultural», sublinha Pedro Araújo.
“Uma casa de cultura para fora, para a comunidade”, refere.

Dar vida às ruas de Coina

Pedro Araújo fala com entusiasmo do seu projecto, tem que nascer aqui «um movimento cultural», vamos promover aqui espectáculos musicais e de outras áreas, das mais diversas artes – “este projecto está a arrancar, temos um belo espaço, é amplo, aqui podem ser dinamizadas diversas actividades, mas, a ideia é não ficar por aqui, queremos também dar vida às ruas de Coina. Estas ruas já tiveram muita vida”.

Na antiga moagem já se respira criatividade

As instalações estão a sofrer melhorias e adaptações, limpeza, o futuro em construção, mantendo uma relação com as memórias inscritas naquelas paredes, mas fazendo nascer um ambiente renovado.
Na verdade, registamos que naquele espaço já se respira criatividade, um ambiente cosmopolita, um verdadeiro espaço aberto, onde se misturam zonas de convivio e o espaço de ensaio e sala de estar, é, de facto, uma área que pode receber exposições, workshops, atelliers, tertúlias e conversas – “a ideia é alargar e diversificar actividades, criar o Grupo de Cantadeiras e um Grupo Coral”.

Está a nascer da minha vontade pessoal

“Para já tudo está a nascer da minha vontade pessoal, depois com associação constituída, esperamos contar com alguns apoios, quer da Junta de Freguesia, quer da Câmara Municipal”, refere Pedro Araújo.
“Aqui está a nascer o projecto que estava sendo desenvolvido com a Escola de Música da Penalva”, acrescenta.

Opção entregar-se à música como profissional

Pedro Araújo, nasceu no Barreiro, um jovem de 42 ano, que promove a formação musical, que vive a música com paixão, e, pelo que registamos é acredita na importância do trabalho de proximidade como caminho de valorização da comunidade.
Começou aos nove anos a sua aprendizagem musical. A conclusão da licenciatura, no Instituto Piaget, ficou pelo caminho. A opção foi entregar-se à música como profissional.
Participou em diversos projectos, nomeadamente, como instrumentista no Teatro Musical, no Teatro Municipal de Almada, no Teatro o Bando, ou no Teatro Politeama. Integrou como musico convidado diversas orquestras, entre elas, a Orquestra Clássica do Algarve; a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra da Companhia Portuguesa de Ópera, a Orquestra Metropolitana de Lisboa; a Orquestra de Cascais, a Oeiras Jazz, e, a Música Moderna Lisbon Swing Band.
É vasto o seu curriculum ao nível das formações desde Pedagogia Musical à Direcção de Orquestra.

Uma referência musical e cultural na região

Neste ano 2020, em plena pandemia, entre dúvidas e incertezas, Pedro Araújo, assume, convictamente o sonho de fazer nascer «um movimento cultural» na periferia do espaço urbano do Barreiro e metropolitano.
Um projecto «fora da caixa, um projecto oriundo de uma «cultura de periferia», que ele, acredita e sonha virá a afirmar-se como uma referência musical e cultural na região.
A antiga Moagem de Coina, a Escola de Música «Os putos do Rock», este novo projecto do homem que recebeu a distinção «Rosto do Ano 2019», na área da Música, acreditem, vai, sem dúvida, escrever páginas criativas e ser noticia. Aqui fica o registo. Fiquem atentos.

S.P

24.11.2020 - 18:36

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.