Conta Loios

reportagem

Rotary Club do Barreiro homenagem a Álvaro Gaspar
Um homem que é um exemplo de ética, humanismo e solidariedade

Rotary Club do Barreiro homenagem a Álvaro Gaspar<br />
Um homem que é um exemplo de ética, humanismo e solidariedade No decorrer da reunião de ontem à noite, por via on line, o Rotary Club do Barreiro prestou uma homenagem a Álvaro Gaspar, atribuindo seu nome a uma das salas da sede do clube.

Esteves Mendes, sublinhou que Álvaro Gaspar, ao longo de 23 anos, viveu a sua actividade rotária com total entrega, com sentido ético, humanista e espirito solidário.

A reunião do Rotary Clube do Barreiro, realizada ontem à noite, recebeu a visita do Governador do Distrito 1960, Roberto Carvalho. A visita do Governador aos clubes é um dos pontos mais altos da actividade anual do movimento rotário.
Foi esta circunstância que marcou a homenagem prestada a Álvaro Gaspar, recentemente falecido, e cuja actividade foi marcante na consolidação do Rotary Club do Barreiro. Foi divulgado um video que recordou diversos momentos da intensa vida rotária de Álvaro Gaspar.
Esteves Mendes, sublinhou que para perpetuar a memória foi decidido atribuir o nome - Sala Álvaro Gaspar - a uma sala da sede do Rotary Club do Barreiro.

Viveu práticas rotárias com total entrega

Recordou que Álvaro Gaspar foi admitido no club no ano de 1997, exerceu por duas vezes o cargo de Presidente, integrou nos seus 23 anos de actividade rotária diversos cargos, sendo um exemplo de quem vive as práticas rotárias com total entrega. Foi eleito Profissional do Ano, em 2010.
Esteves Mendes recordou que quer na sua actividade rotária, quer na sua actividade na Marinha, que serviu durante 44 anos, o Contra Almirante Álvaro Gaspar, é um homem exemplar no seu comportamento ético, humanista e de espirito de solidariedade- “deixou dor e saudade”, disse.

Solidariedade, democracia, liberdade

Patricia Gaspar, filha, agradeceu a homenagem prestada a seu pai, recordou a amizade e todo o apoio e amizade que sua familia tem recebido do Rotary Club do Barreiro- “as pessoas vão mas há muito que fica”.
Sublinhou a importância de se perpetuara o que ele nos deixou, os valores da amizade e solidariedade, a democracia, a liberdade, a força para lutar por numa sociedade mais justa e solidária.
Recordou que seu pai era uma pessoa de causas, que tinha um grande amor ao Barreiro – “primeiro apaixonou-se pela minha mãe e depois apaixonou-se pelo Barreiro”.
O Rotary foi um veículo para materializar o amor ao Barreiro e às causas solidárias, cultivar amizades – “sei que foram amigos do meu pai e ele foi vosso amigo”.

Uma noite de emoção

Este momento da reunião de homenagem a Álvaro Gaspar, foi vivido com muita intensidade e emoção, como sublinhou Roberto Carvalho, Governador do Distrito 1960, estes tempos obrigam a adaptar as reuniões a novas tecnologias, faltando a proximidade, mas, a reunião de hoje, tivemos a emoção presente, sendo um exemplo que os rotários mesmo sem proximidade, sentem emoção.
Recordou palavras de Álvaro Gaspar, marcadas de actualidade, quando há dez anos atrás disse – “Como pode um previsível destino mudar do dia para a noite em menos de 24 horas. Mas a vida é mesmo assim; cheia de surpresas.
E de facto, parece que foi ontem, quando andava a jogar ao berlinde ou a arrastar a asa às miúdas do meu bairro, quando tinha dores de barriga nas vésperas dos exames no liceu, quando, saindo quase do nada, me vi, com vinte e poucos anos, sozinho na ponte de uma fragata, responsável pela vida de muitos homens. Foi nessas noites inesquecíveis, ao sabor das vagas do Atlântico e do cheiro arrepiante do balde onde ia vomitando, que me fiz um Homem.”.
Recordou estas palavras para salientar que há sempre novos desafios inesperados, como os dos tempos de hoje, que exigem que cada rotário seja um líder na comunidade, tal como Álvaro Gaspar foi um líder na sua vida e no movimento rotário, sendo um exemplo da ligação à comunidade e no ajudar a comunidade.

S.P.

16.02.2021 - 01:12

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.