Conta Loios

reportagem

Rotary Club do Barreiro criou fundos de apoio social
Para familias carenciadas e para ajudar a compra de medicamentos.
. Pandemia agravou situação social

Rotary Club do Barreiro criou fundos de apoio social<br />
Para familias carenciadas e para ajudar a compra de medicamentos.<br />
. Pandemia agravou situação social <br />
Francisco Gouveia, presidente da Direcção do Rotary Club do Barreiro, divulgou que uma das linhas de acção do clube visa o apoio social, mas, perante a situação de pandemia foram criados «fundos de apoio» com o objectivo de ajudar a aquisição de alimentos para familias carenciadas e na aquisição de medicamentos.

Francisco Gouveia, recordou que no concelho do Barreiro é significativo o número de familias carenciadas, e, igualmente, um concelho com uma população idosa com muitas carências, pessoas que vivem com dificuldades, por vezes mesmo sem condições para a compra de medicamentos.
O presidente da direcção do clube rotário salientou que uma das linhas de acção do clube ao longo dos seus 24 anos de existência tem sido o apoio social.

Fundos de apoio social prioridade

“A pandemia veio agravar a situação de muitas familias, por essa razão decidimos reforçar a área de apoio social”, disse Francisco Gouveia, no decorrer da reunião, que marcou a visita do Governador do Distrito Rotário 1960.
Francisco Gouveia referiu que os membros do clube aceitaram a criação de uma quota com um valor suplementar destinado à criação de um fundo de 3.500 euros, para apoiar familias carenciadas de alimentos; e outro fundo de 1.500 euros, destinado a apoiar pessoas com dificuldades na aquisição de medicamentos.

«Saúde Brincando» leva alegria a criança e idosos

O Rotary Club do Barreiro mantém. Com o apoio da Baía do Tejo, o programa «Saúde Brincando» , que visa com o contributo de um Palhaço, levar alegria e divertimentos a idosos e crianças em diversas instituições do concelho do Barreiro.
O rotary atribui, ainda, anualmente apoios a diversas instituições, nomeadamente PERSONA, AMPM, Instituto dos Ferroviários e Nós.
Franscisco Gouveia, referiu ainda a atribuição de duas bolsas de estudo a alunos da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

Há uma oportunidade, em cada dificuldade

Roberto Carvalho, Governador do Distrito Rotário 1960, em visita ao Barreiro, via on line, salientou que nos dias de hoje é importante que os rotários desenvolvam actividades que ligue o movimento às suas comunidades, é importante ajudar a comunidade, sublinhando que o Rotary Club do Barreiro é disso um exemplo, pelas suas diferentes actividades.
Roberto Carvalho, recordou que os tempos de hoje são tempos marcados por grandes dificuldades, mas, o importante para cada membro do movimento rotário, na concretização da paz e compreensão mundial, é sentirem que “há uma oportunidade, em cada dificuldade”.

Um extraordinário club

De referir que esta reunião rotária contou com a presença de Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, que sublinhou que o Rotary Club do Barreiro é “um extraordinário club”, de gente forte da cidade, com “grande dedicação ao outro” e com “preocupação social” que, neste momento dificil, ajuda a termos esperança num futuro melhor.
De referir, igualmente a presença de Sérgio Saraiva, do Conselho de Administração da Baía do Tejo, e de Pedro Neto, Director da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.
O Governador do Distrito Rotário 1960 recebeu como lembrança desta sua presença no Barreiro, uma visita guiada em video ao Espaço Memória, com comentários do historiador António Camraão e como prenda o livro «Memórias do Meu Rio» de Lina Soares.

S.P.

17.02.2021 - 01:02

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.