Conta Loios

reportagem

António Branco – Grupo Desportivo Fabril
«O Barreiro tem o melhor plano de águas para a prática do remo»

António Branco – Grupo Desportivo Fabril<br>
«O Barreiro tem o melhor plano de águas para a prática do remo» António Branco, treinador do Grupo Desportivo Fabril, é um apaixonado pelo remo, iniciou a prática da modalidade aos 12 anos, foi campeão nacional nos anos 80.

“O remo da CUF durante mais de dez anos, nos anos 60 e 70, foi o clube mais forte na modalidade no país. Não se pode deixar morrer estas memórias. A CUF é um clube com história no remo”, refere António Branco.

O remo é uma modalidade que está inscrita na história do Grupo Desportivo Fabril, sendo o único clube do Barreiro que contou com a participação de atletas, desta modalidade, nos Jogos Olimpicos, refere António Branco, treinador da Secção de Remo do Grupo Desportivo Fabril, numa conversa com o jornal «Rostos».
Salienta que o registo mais antigo que é conhecido do Grupo Desportivo da CUF a participar numa prova de reno remonta ao ano de 1913, nesse ano o clube tinha a sua sede em Lisboa.
Por outro lado, sublinha que há registos do ano 1927, referentes a uma prova que contou com a participação do Grupo Desportivo da CUF e do Luso Futebol Clube.

Fabril e Luso uma parceria activa

De referir que no Hangar do Grupo Desportivo Fabril, em Alburrica, onde funciona a Secção de Remo, actualmente é desenvolvido um trabalho de parceria entre o Fabril e o Luso. Partilham espaço, recursos e barcos.
Mas, o Fabril dirige a sua acção de formação e competição mais vocacionado para os rapazes; enquanto o Luso a sua actividade é mais vocacionado para as raparigas.
“É a forma de evitarmos a competição entre os dois clubes”, salienta António Branco, comentando que esta visão de treino é uma dinâmica de planeamento e estratégica. Os dois clubes não se chocam e partilham o desenvolvimento do remo.
“Temos um projecto para o remo e estamos de porta aberta”, sublinha o técnico do Fabril.

Há perspectivas de crescimento do remo no Barreiro

António Branco, treinador do Grupo Desportivo Fabril, é um apaixonado pelo remo, iniciou a prática da modalidade aos 12 anos, foi campeão nacional nos anos 80.
Com treinador esteve ligado a diversos clubes nomeadamente ANL – Associação Naval de Lisboa; CNL – Clube Naval de Lisboa, ANS – Associação Naval do Seixal e Grupo Desportivo Ferroviários do Barreiro.
Desde Outubro de 2019 iniciou a sua actividade como Treinador no Grupos Desportivo Fabril do Barreiro, numa fase dificil. O clube estava parado. O hangar ao abandono há 3 anos.
António Branco com uma herança que recebeu de seu avô, que tinha sido engenheiro na CUF, decidiu investir na modalidade, comprou barcos e material de treino. Uma aventura em Inglaterra.
A Secção arrancou e, em breve, atingiu um total de 22 atletas. O período da crise da pandemia COVID, afectou o normal desenvolvimento da secção, reduzindo o número de atletas, mas, agora, pouco a pouco, começa a recuperar já estando em pleno desenvolvimento.
Enquanto estivemos nas instalações, um jovem e sua mãe, visitaram o espaço, e, na verdade, mais um jovem abriu a porta para vestir a camisola verde do Fabril, abraçar o remo e o Tejo.
“Aqui, no Barreiro, há muita apetência para a prática do remo. A existência de quatro clubes em actividade permite perspectivas de crescimento e desenvolvimento da modalidade, salienta António Branco.
“O Barreiro tem o melhor plano de água para a prática do remo”, afirma.

Foi o clube mais forte na modalidade no país

António Branco, sente-se nas suas palavras que vive o remo de forma intensa e de entrega absoluta, a sua aposta é no sentido de valorizar o remo como actividade desportiva de referência no concelho do Barreiro e manter vivas as tradições do Grupo Desportivo Fabril.
“O remo da CUF durante mais de dez anos, nos anos 60 e 70, foi o clube mais forte na modalidade no país. Não se pode deixar morrer estas memórias. A CUF é um clube com história no remo”, refere António Branco.

Estamos a formar atletas e estamos a formar pessoas

O treinador do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro sublinha que para formar atletas e preparar atletas para a competição é preciso treinar todos os dias- “Somos uma escola de remo. Estamos a formar atletas, mas também estamos a formar pessoas. Temos consciência que os jovens são o futuro da comunidade”, salienta.
“Nós aqui trabalhamos de forma transparente e honesta. Formamos jovens. Consideramos que é importante os miúdos participarem em provas, porque essa presença em provas permite que eles possam evoluir”, sublinha António Branco.

Aulas diárias em Alburrica

As aulas de treino de remo, funcionam em Alburrica, nos dias de Verão e Férias – todos os dias, excepto segundas feiras, das 9 horas às 12 horas.
No Inverno e tempo de aulas, existem dois horários – das 8 horas às 10h30; e das 17 horas às 19h30.
Os interessados podem consultar informação no site, ou na página do facebook do Grupo Desportivo Fabril, ou pelo telemóvel 912 859 839.

S.P.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/media/set?vanity=jornalrostos&set=a.10158101454092681

22.07.2021 - 00:07

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.