Conta Loios

reportagem

SOS Bicharada - Associação de Defesa Animal do Barreiro»
Recolhe cerca de 200 animais com apoio de voluntários>
. Celebra 19º aniversário

SOS Bicharada - Associação de Defesa Animal do Barreiro»<br>
Recolhe cerca de 200 animais com apoio de voluntários><br>
. Celebra 19º aniversário . “Apoios é uma situação que teremos que ver e estudar”, afirma Maria João Regalo, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro

A SOS Bicharada - Associação de Defesa Animal do Barreiro», celebra este ano o seu 19º aniversário. Foi fundada no dia 22 de Novembro, mas a festa da efeméride decorreu hoje, domingo, dia 28 de novembro, com a presença de amigos, voluntários e autarcas.

O ambiente era festivo ali no Gatil, no Parque Empresarial da Baía do Tejo, onde estava instalada um «Mercado de Artesanato e Livros», com o objectivo de recolha de fundos para a instituição.
O ano passado, devido à pandemia registou-se uma aumento de recolha de animais no Gatil da SOS Bicharada, estavam 149 animais, mas, este ano já estão cerca de 200 animais naquele um espaço que, sublinhe-se, é mantido graças ao trabalho voluntário, quer através de recolha de fundos, quer venda de artesanato, um trabalho feito com muita paixão e entrega.

Cá estamos sempre na mesma luta

Cristina Nogueira, é a líder de uma equipa de voluntários que ao longo destes 19 anos tem mantido esta associação, prestando um relevante serviço à comunidade. Como vão as coisas perguntámos?
“Cá estamos sempre na mesma luta, com muto esforço, muitas vezes, um esforço inglório, porque não conseguimos fazer o que gostaríamos de fazer”, respondeu Cristina Nogueira.
Neste aniversário, sublinha que deseja – “saudar toda a gente que passou por aqui, muitos amigos, voluntariado, os padrinhos e as madrinhas, todas a gente que faz com isto seja possível”.
Quisemos saber se a SOS Bicharada recebe alguns por esta sua acção civica e voluntária ao serviço da comunidade.
“Os apoios que temos são os apoios dos amigos, dos padrinhos e das coisas que a gente faz para vender. É o costume”, comenta Cristina Nogueira, com um sorriso, e acrescenta – “Olha, peço às pessoas que a adquiram o calendário, que é um calendário maravilhoso. Isso ajuda-nos."
A Cristina Nogueira tem sido uma resistente e mesmo tendo vivido uns dias dramáticos afectada pelo COVID, voltou à luta. Não desistes? - perguntámos.
“ Houve alguém que fez que eu não desistisse. Eu não acredito em Deus, mas tive umas senhoras a rezar por mim, isso ajudou-me, por isso ainda aqui estou”, salienta, com um brilho nos olhos.

Apoios é uma situação que teremos que ver e estudar

Maria João Regalo, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, em representação da autarquia, após uma visita guiada às instalações, perguntamos como avalia a SOS Bicharada – “numa primeira análise tenho que dar os parabéns, e agradecer o convite para estarmos presentes no aniversário”, acrescentando – “quero dar os parabéns não só à associação, mas também aos voluntários que dão do seu tempo a tratar dos animais, isso é de enaltecer”.
A propósito da falta de apoios referido pela associação pedimos um comentário – “os apoios é uma situação que teremos que ver e estudar. A autarquia tem instalações próprias, temos a Quinta do MIAO, que estamos agora repensar, esta que era uma parceria entre Barreiro e Moita, mas, agora estamos repensar o projecto”, disse.
De referir que para além da Vereadora Maria João Regalo, em representação do município, marcaram presença na festa de aniversário, os Vereadores da Câmara Municipal do Barreiro, da CDU, Humberto Faísca e Ana Catarino. até ao momento que o jornal «Rostos» esteve na instituição.

Uma oferta para celebrar 19 anos de trabalho voluntário

Neste aniversário, uma boa forma de celebrar a efeméride, aqui fica como sugestão, para quem desejar ter um gesto de apoio à SOS Bicharada, tome nota da lista de produtos que podem ser oferecidos. Um pequeno gesto era uma grande ajuda. Colabore.

-Patés de gato e cão
-Patés para gatos bebés
-Areão
-Ração Veterinária Renal e Gastrointestinal
-Precisam 3 peitorais fortes, tamanho grande, para o Max, Lua e Vitória
-Detergentes, sacos para lixo, rolos de papel.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10158319643917681&type=3

28.11.2021 - 15:48

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.