Conta Loios

reportagem

Cachecol Solidário já atingiu 1000 metros
Vai unir as escolas do Agrupamento Augusto Cabrita ao Hospital do Barreiro

Cachecol Solidário já atingiu 1000 metros<br>
Vai unir as escolas do Agrupamento Augusto Cabrita ao Hospital do Barreiro<br>
A Liga dos Amigos da Escola Secundária Augusto Cabrita lançou o desafio e está em marcha um projecto que visa a criação de um laço humano que irá ligar as escolas do Agrupamento Augusto Cabrita ao Hospital do Barreiro, para tal são necessários confeccionar 3800 metros de cascóis. Já foram atingidos os 1000 metros.

O arranque deste projeto teve início no dia 7 de fevereiro de 2022, dia em que a Liga dos Amigos da ESAC comemorou o 16.º aniversário.
A ideia nasceu após o período de pandemia tendo como objectivo unir a escola á comunidade e prestar um abraço de gratidão aos profissionais de Saúde que estiveram na linha da frente nos dias de confinamento e de lutar pela vida.
E está no terreno com o contributos de pessoas dos mais diversos pontos, até do estrangeiro já foram enviados para a escola cascóis para integrar o abraço solidário que irá acontecer no próximo dia 7 de Junho.
Todas as os meses n 2ª e na 4ª terças-feiras, é exposta nas escolas a «Montra do Cachecol», em todas as escolas e no Hospital, dando a conhecer o cachecóis concluídos na quinzena anterior, sendo divulgado o número de metros confecionados.

Atingidos 1000 metros de cachecóis

Hoje fomos visitar a MONTRA DO CACHECOL e, segundo nos referiu Fernanda Cristovão, até ao momento, foram confeccionados 1000 metros.
Esta iniciativa tem contado com apoio de empresas que oferecem verbas para a compra de lãs, pessoas da comunidade que confeccionam alunos, famílias, professores e Auxiliares de Educação que dão o seu contributo – “vai ser difícil atingir os 3800 metros”, sublinha Fernanda Cristovão – “mas não vamos desistir de o alcançar”.

Mantas para aquecer as noites frias de inverno

Esta iniciativa da Liga dos Amigos da ESAC, que arrancou no âmbito do seu 16º aniversário, não vai ficar, apenas, pelo abraço solidário e de gratidão das escolas com o Centro Hospitalar Barreiro – Montijo-
Depois da concretização do Cordão Humano, no regresso ás aulas, no começo do próximo ano lectivo, em setembro de 2022, os cascóis serão transformados em mantas, que em novembro de 2022, as mantas serão entregues as famílias, Instituições e UNICEF, contribuindo para o bem-estar de crianças e de outras pessoas mais vulneráveis que durante o inverno passam imenso frio.

A Escola é um espaço de afectos

Um abraço solidário de gratidão que se transformará no carinho solidário, como disse, Clara Soares ao jornal Rostos, a escola é feita de afectos e esta é uma acção de afectos que liga a escola à comunidade.
Fernanda Cristovão, sublinhou que este projecto já conta com a parceria do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro – Montijo, e, expressou a sua satisfação por sentir que muitas pessoas, de forma anónima e voluntária, estão dando o seu contributo, confeccionando o seu cachecol e oferecendo-o para que este projecto seja una realidade.
Sente-se um grande o entusiamo e participação da comunidade, comentou Fernanda Cristovão.

S.P.

TOME NOTA
TODOS PODEM COLABORAR

• Fazendo cachecóis, em tricô ou croché, com as cores que quiser, respeitando apenas as medidas de 30 cm de largura e 50cm; 100cm; ou 150 cm de comprimento;

• Doar restos de lãs, para que outras pessoas as possam transformar em metros de cachecol.

Todos os cachecóis confecionados e restos de lãs, devem ser entregues nas escolas do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita - Barreiro (Escola Secundária Augusto Cabrita; Escola Padre Abílio Mendes; Escolas Básicas do 1º Ciclo Nºs 5, 6 e 8; Jardim de Infância Nº 3 e Jardim de Infância Bairro das Palmeiras).

Quem não faz parte do Agrupamento e queira juntar-se a este projeto pode contactar-nos através do email - cachecol@aeaugustocabrita.edu.pt

MUITO OBRIGADO
A Liga dos Amigos da Escola Secundária Augusto Cabrita

VER FOTOS

https://www.facebook.com/media/set?vanity=jornalrostos&set=a.10158543015022681

26.04.2022 - 17:00

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.