Conta Loios

reportagem

Humberto Candeias, Director Técnico da NÓS
Livro «Únicos e Especiais» - a nossa missão e visão de uma sociedade sustentável

Humberto Candeias, Director Técnico da NÓS<br>
Livro «Únicos e Especiais» - a nossa missão e visão de uma sociedade sustentável<br>
. Todas as crianças precisam de ser vistas como crianças especiais

“Não podemos falar da identidade deste concelho sem falar da identidade da NÓS”, afirmou n Arlete Cruz, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro.

“Os livros infantis atingem a criança que vive dentro de nós”, afirmou Paulo Galindro, autor das ilustrações do livro «Únicos e Especiais».
“As crianças do livro representam as crianças com que eu trabalho. É a minha experiência de vida na NÓS”, disse Rita Jeurissen, autora do texto.

O livro «Únicos e Especiais» com texto de Rita Jeurissen e ilustrações de Paulo Galindro, editado no âmbito das celebrações dos 40 anos de vida da associação NÓS, foi apresentado no Auditório Manuel Cabanas, da Biblioteca Municipal do Barreiro, numa sessão moderada por Ana Lourenço Monteiro, que recordou as noites de trabalho que permitiram viver sentimentos e a alegria de ver nascer este livro.

Promover atitudes de inclusão social

Humberto Candeias, Director Técnico da NÓS, sublinhou que a associação aceitou realizar este projecto de escrita porque ele está “alinhado com a nossa missão e com a nossa visão de uma sociedade sustentável”, que mantenha o “respeito por todas as pessoas”.
Salientou que esta obra vai ao encontro dos valores culturais e das práticas culturais, que marcam os 40 anos de vida da NÓS, enquanto entidade prestadora de serviços e promotora de atitudes de inclusão social.
A edição desta obra, referiu Humberto Candeias, contribui para dar a conhecer a um público mais vasto “o contexto do nosso quotidiano”.

Capacidade de integrar e relacionar-se

O Director Técnico da NÓS, salientou que Rita Jeurissen, autora do texto, é uma pessoa que sempre defendeu que devemos “aperfeiçoar-nos no que fazemos”, e, “ir à procura de conhecimentos”.
Recordou que na sua vida teve uma carreira profissional ligada à NÓS, que foi “marcada pela sua humanidade, capacidade de integrar e relacionar-se com todas as pessoas”.
“Este livro reflecte isso tudo”, disse Humberto Candeias.

Todas as crianças precisam de ser vistas como crianças especiais

Rita Jeurissen, recordou que a ideia da edição deste livro nasceu “há bastante tempo”.
“As crianças do livro representam as crianças com que eu trabalho. É a minha experiência de vida na NÓS”, disse.
Recordou que todas as crianças gostam de brincar, e, através deste livro, a ideia que se procura transmitir, é em vez de afirmar que somos todos iguais, é escrever “que todos somos diferentes”.
Sublinhou que este livro é mais para os adultos do que para as crianças.
“Todas as crianças precisam de ser vistas como crianças especiais, para que ganhem coragem de acreditar nas suas capacidades”, disse.

A diferença é que nos torna mais fortes

Paulo Galindro, nasceu no Barreiro, onde viveu 28 anos. Trabalhou na Câmara Municipal do Barreiro. Quando foi desafiado para ilustrar este livro, sublinha que “conheci a NÓS e apaixonei-me”.
Sublinhou que é “a diferença que nos une, não é a diferença que nos separa, nós somos todos diferentes. Somos únicos no universo”.
Recordou que as pessoas são diferentes fisicamente, têm cores diferentes, religiões, orientações sexuais, e, neste século XXI, ainda há pessoas que sofrem por serem diferentes.
“A história é simples na aparência, é complicada na essência”, referiu.
Recordou a forma como viveu cada personagem do livro, como os criou – “para vocês são bonequinhos, para mim são pessoas”.
“Os livros infantis atingem a criança que vive dentro de nós”, afirmou Paulo Galindro.
Sublinhou que “os livros são espelho”, quando os lemos, neles “vimos o que existe cá dentro”, porque um “livro não muda alguém, a mudança já está dentro de nós”.
“A diferença é que nos torna mais fortes, não é o que nos torna mais fracos”, referiu.

NÓS é uma referência no concelho e na região

Arlete Cruz, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, recordou que no âmbito da sua actividade profissional, tem conhecimento do trabalho que ao longo dos anos a NÓS tem realizado na comunidade escolar e na sua escola, na comunidade e da dedicação dos seus dirigentes e técnicos - “tem feito um belíssimo trabalho”.
A autarca sublinhou que a “comunidade somos todos nós” e a NÓS é uma referência no concelho e na região.
“Não podemos falar da identidade deste concelho sem falar da identidade da NÓS”, afirmou.

S.P.

VER FOTOS
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10158594705052681&type=3

09.06.2022 - 14:29

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.