Conta Loios

reportagem

Encerramento do projecto Unir Comunidades - Bairros Saudáveis
Santo António da Charneca numa ponta do concelho do Barreiro não é uma freguesia esquecida

Encerramento do projecto Unir Comunidades - Bairros Saudáveis<br />
Santo António da Charneca numa ponta do concelho do Barreiro não é uma freguesia esquecida Hoje, a sessão de encerramento do projecto Unir Comunidades, integrado no Programa Bairros Saudáveis, foi marcada pela inauguração da Casa da Cidadania, que a partir de agora vai ser um ponto de referência para atendimento nas respostas sociais.

Na iniciativa esteve presente a Vereadora Sara Ferreira, responsável pelo pelouro da área social da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que sendo este um projecto de curta duração teve um grande impacto na comunidade.

O projecto Unir Comunidades, integrado no Programa Bairros Saudáveis, tem vindo a ser concretizado mo território da Cidade Sol, promovido pela RUMO, em parceria com diversos parceiros, nomeadamente Agrupamento de Escolas de Santo António; CLDS do Barreiro, Programa Escolhas, Junta de Freguesia de Santo António da Charneca e Câmara Municipal do Barreiro.
Hoje, dia 19 de outubro, foi apresentada a Exposição de Encerramento do Projeto, visando dar uma dimensão do trabalho realizado ao longo de período temporal que o projecto decorreu, desde 2021.
Esta sessão de encerramento foi também a motivação para a inauguração da Casa da Cidadania, na Cidade Sol, um espaço comunitário que a partir de agora vai estar ao serviço da comunidade e ser um ponto de referência para atendimento nas respostas sociais.

Através da prática desportiva ligar as crianças à escola

Rui Grilo, da Rumo, que foi o coordenador do Projeto UNIR COMUNIDADES, numa breve conversa com o jornal «Rostos» salientou a importância do projecto pela sua intervenção no território, quer pelo desenvolvimento de acções de sensibilização na área da saúde, na actividade cultural e na multiculturalidade, envolvendo da comunidade, dando o exemplo que foi concretizado ao nível do desporto com a criação de uma equipa de futebol – “que foi importante para envolver as crianças, promovendo o desporto e ao mesmo tempo através da prática desportiva ligá-los à escola, dando ao desporto e à escola uma marca positiva”.
Sublinhou que através do projecto “Unir Comunidades – Bairros Saudáveis”, foram realizadas acções de intervenção no território, sendo edificados dois parques de merendas – um na Quinta da Mina, outro perto do Bairros dos Espanhóis.
Neste contexto, recordou, a importância do trabalho realizado na requalificação da Casa da Cidadania, que no seu interior, quer no seu espaço exterior, assim como a sua dinamização, que já está a acontecer, com vários parceiros da comunidade, através das equipas do RSI e CLDS- “tudo o que sejam projectos que estejam a ser dinamizado no território, ao nível de respostas sociais, que agora têm nesta casa condições para servir a população”, disse Rui Grilo.

Existe preocupação em pensar intervenções para este território

Na sessão de encerramento, marcada pela inauguração da Casa da Cidadania, esteve presente a Vereadora Sara Ferreira, responsável pelo pelouro da área social da Câmara Municipal do Barreiro, fomos informados que a autarca referiu – sendo este um projecto de curta duração teve um grande impacto na comunidade.
Sara Ferreira sublinhou que estando a freguesia de Santo António da Charneca e a Cidade Sol, numa ponta do concelho do Barreiro - não é uma freguesia esquecida, existindo preocupação em pensar intervenções para este território, focando o exemplo do trabalho realizado e na concretização através dos objectivos definidos pelo projecto Unir comunidades – Bairros Saudáveis.

Projecto Unir comunidades ajuda trabalho realizado pela Junta de Freguesia

Isabel Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, fomos informados, deu relevo à importância do projecto Unir comunidades para ajudar no dia-a-dia o trabalho realizado pela Junta de Freguesia na comunidade, quer no melhorar a limpeza, quer na requalificação do território.

Parcerias e trabalho voluntário

No local estavam expos dezenas de fotografias que proporcionavam uma viagem pelas diferentes áreas de intervenção do projecto Unir Comunidades, quer respeitantes ao eixo urbanístico, assim como trabalho realizado com parcerias institucionais; ou a actividade de requalificação Casa da Cidadania, assim como a implementação Parque das Merendas/Fogareiro Comunitário, dinâmicas realizadas com o apoio de parceiros e com trabalho voluntários da população da comunidade.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.520833336717152&type=3 />

19.10.2022 - 23:08

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.