Conta Loios

reportagem

Moita - Numa iniciativa da BxB TV evocados os 25 anos do jornal «O RIO»
Um jornal independente e pluralista que dava a voz a todos

Moita -  Numa iniciativa da BxB TV  evocados os 25 anos do jornal «O RIO»<br />
Um jornal independente e pluralista que dava a voz a todos Ontem, dia 1 de Novembro, no Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, numa iniciativa promovida pelo BxBTV, dirigida por Carlos Gonçalves, realizou-se uma sessão evocativa do 25º aniversário da publicação do nº 0, do jornal «O RIO», que suspendeu a sua edição no ano de 2009.

A sessão contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre leitores e colaboradores daquele órgão de comunicação social que durante 12 anos manteve a sua presença na vida do concelho da Moita.
Durante 9 anos manteve a edição impressa num total de 160 números e nos 3 anos seguintes mante a sua edição digital, atingindo 235 edições.

Brito Apolónia, o fundador e director do jornal «O RIO», sublinhou diversos aspectos da história do jornal, que sublinhou era um “jornal independente e pluralista, que dava a voz a todos, porque queria entrar em casa de qualquer família e não ser rejeitado”.
O homem que foi o rosto do jornal «O RI0» salientou que este era um jornal informativo, associativo e cultural, que para além da actividade jornalística, também promovia outras iniciativas, nomeadamente Concursos de Prosa e Poesia, debates e publicação de livros.

No decorrer da sessão diversos colaboradores do jornal prestaram o seu testemunho, recordando o papel do jornal como um jornal de causas, um jornal que era um espaço de liberdade, num tempo que se vivia com algum fervor ideológico, era um jornal plural, cujo Conselho Redactorial, na sua composição era um exemplo dessa diversidade, de isenção e pluralidade.

Carlos Gonçalves, da BxB TV, divulgou que tendo na sua posse a colecção do jornal, «O RIO», e em sequência desta evocação dos 25 anos do jornal a partir de ontem já estão disponíveis e podem ser consultados online, os primeiros 100 números e en breve vão ser disponibilizados os restantes.
Os interessados podem consultar os jornais no seguinte link:

https://issuu.com/bxbtvon?fbclid=IwAR1QxjNog6md7_TGDcrmv0q15RsdK9AFvxIdhZZ7lePgpK7sfuDIGXIujj0

“Porque o jornal «O RIO» era um jornal para todos e porque "O RIO é de todos", a partir de agora estão disponível para todos”, sublinhou Carlos Gonçalves.
Vítor Barata, presidente da Direcção do GAC, referiu que desde a primeira hora o clube disponibilizou-se para apoiar esta iniciativa, recordando o papel da imprensa local na vida associativa e a acção do jornal «O RIO», salientou o facto de este encontro proporcionar o reencontro de pessoas que não se viam há muito tempo.

O evento contou com belos momentos musicais proporcionados por Toni Costa acompanhado por Octávio.
Na sessão esteve presente, de passagem, para saudar Brito Apolónia, Carlos Alibino, presidente da Câmara Municipal da Moita, e marcaram presença o Vereador António Carlos Pereira, que salientou a importância da imprensa regional, assim como a Presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Bárbara Dias, e, o Vogal da Junta de Freguesia Diogo Louro.

VER FOTOS
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.533096368824182&type=3

02.11.2022 - 00:15

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.