reportagem

Centro Hospitalar Barreiro Montijo
Plenamente empenhado na criação da nova Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho

Centro Hospitalar Barreiro Montijo<br />
Plenamente empenhado na criação da nova Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho . Vai avançar a requalificação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental

Na sessão solene evocativa do 14º aniversário do CHBM, Teresa Carneiro, Presidente do Conselho de Administração referiu que a criação ULS – Unidade de Saúde Local é um “enorme desafio” e uma “oportunidade única para testar novos modelos de organização” que sejam centrados nas pessoas e apostem em “respostas de proximidade”, articulando e a integrando cuidados, “com evidentes ganhos de eficiência”.

Decorreu no dia 3 de novembro a Sessão Solene comemorativa do 14º aniversário da criação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, um momento que para além da homenagem aos profissionais da instituição, foi também uma oportunidade para prestaçõa de contas do trabalho realizado no último ano.

Recursos humanos de 1.935 profissionais

Na abertura da sessão os presentes puderam ver um PowerPoint que proporcionou o conhecimento de diversa informação sobre a actividade do CHBM, nomeadamente que actualmente conta com um quadro de recursos humanos de 1.935 profissionais, dos quais 734 são enfermeiros, 500 assistentes operacionais, 181 médicos, dos quais 113 são internos.

Foram realizadas 1003 consultas por dia

Ao nível da acção do CHBM foram divulgados números que permitem ter uma visão da sua acção na comunidade, por exemplo, em média diária, no ano 2022, foram realizadas 1003 consultas, 5 partos, 444 atendimentos na Urgência, operados 29 doentes, realizaram-se 111 sessões de Hospital Dia e 7.165 meios de diagnóstico e terapêutica.

Investimentos num total de 5,2 milhões de euros

No que diz respeito a investimentos, foram concretizados um total de 5,2 milhões de euros, envolvendo a substituição do Acelerador Linear, as novas instalações do Bloco de Partos, as novas áreas de Observação do SO, a renovação das instalações do serviço de Reabilitação e Medicina Fisica, assim como a implementação do programa de eficiência energética.

Certificação de Qualidade aos serviços

Ao nível dos serviços foi desenvolvida uma ampla dinâmica de certificação de qualidade, tendo sido obtida essa Certificação, nomeadamente pelo Serviço de Aprovisionamento e pelos Recursos Humanos, assim como, pela Radioterapia, Oncologia, Pediatria, Sonologia, MunoHemoterapia e Bloco Operatório.

Requalificação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental

Como nota de futuro foi divulgado que vai ser concretizada, no âmbito do PRR, a requalificação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, com um investimento na ordem dos 2,8 milhões de euros.
Também está programada a aquisição do equipamento de Ressonância magnética, e, o equipamento de RX digital para o Serviço de Urgência.

Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho é o futuro

Por fim, o futuro vai trazer consigo a criação da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho, que irá integrar 6 Centros de Saúde e 2 Hospitais, envolvendo um total de 2500 profissionais, que vão servir uma população de 230 mil, dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

Homenageados profissionais 20 anos de actividade

A celebração do 14º aniversário do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, como disse Maria Teresa Carneiro, Presidente do Conselho de Administração, foi um m omento para celebrar o que de mais importante das instituições que são as pessoas, por essa razão foram homenageados os profissionais que há mais de 20 anos, todos os dias contribuem para a realização da missão do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, mas, disse, Teresa Carneiro, “não esquecemos aqueles que no último ano iniciaram uma nova fase da sua vida, cessando, por aposentação a sua actividade”.
A Presidente do Conselho de Administração, salientou ainda que, “com os olhos postos no futuro não queremos deixar de dar as boas vindas aos profissionais que no último ano nos escolheram, para aqui desenvolverem o seu projecto pessoal e de vida profissional”.

Confrontados com um novo e enorme desafio

Teresa Carneiro, Presidente do Conselho de Administração, divulgou os diversos investimentos previstos.
Por outro lado, salientou que as alterações anunciadas no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente a criação de uma Direcção Executiva.
Teresa Carneiro sublinhou que “estamos agora confrontados com um novo e enorme desafio que, mais uma vez, vai suscitar o envolvimento de todos, a criação da nova Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho.”
Sublinhou que esta será uma “oportunidade única para testar novos modelos de organização” que seja “centrado nas necessidades das pessoas”, e, apostando em “respostas de proximidade, aprofundando a articulação e a integração de cuidados, com evidentes ganhos de eficiência”.
A presidente do Conselho de Administração do CHBM, referiu que com a criação da nova ULS, cessam os mandatos do CHBM, mas, disse, o Conselho de Administração “estará até ao final, plenamente empenhado na preparação desta nova etapa, assegurando que o processo de transição ocorra com o menor impacto possível nas pessoas e na actividade e na vida da organização.

António Sousa Pereira

Ver fotos
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.812470230886793&type=3

06.11.2023 - 14:21

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.