reportagem

CHAPAS - Clube História e Acervo Português da Atividade Seguradora
Exposição "731 anos do Seguro em Portugal"

CHAPAS - Clube História e Acervo Português da Atividade Seguradora<br />
Exposição "> No ESPAÇO HISTÓRIA DO SEGURO, localizado no Parque Empresarial do Barreiro – Arco Ribeirinho Sul, está patente uma exposição permanente tendo como tema: "731 anos do Seguro em Portugal".

“Por Carta Régia de D. Dinis, de 10 de maio de 1293, foi aprovada uma Bolsa de Mercadores, destinada a suportar os prejuízos resultante do uso dos navios no comércio marítimo. Esta é a primeira forma de Seguro em Portugal.”, assim começa cronologia que permite uma viagem pelo tempo e ir ao encontro das mais diversas curiosidades, patentes na exposição patente no ESPAÇO do clube CHAPAS - Clube História e Acervo Português da Atividade Seguradora.

Uma das apólices mais antigas de uma companhia de seguros de Portugal

Vítor Alegria, do CHAPAS, numa visita guiada, foi percorrendo os diferentes espaços da exposição que integra o espaço museológico «ESPAÇO HISTÓRIA DO SEGURO”, onde está um acervo da actividade seguradora em Portugal e no mundo.
São milhares de peças, documentos, bibliografia inédita, que abrem o apetite e a curiosidade aos visitantes. Por exemplo uma das apólices mais antigas de uma companhia de seguros de Portugal, que tinha a designação – JMJ. Esta marca significava – JESUS, MARIA, JOSÉ. Um apelo à proteção divina.

Um Seguro de Escravos que eram considerados mercadoria.


Um dos documentos mais antigos patentes na exposição data de 1799, mas, também, pode ser observado um documento, datada de 1888, de uma empresa de Cuba, relativo a um Seguro de Escravos, que eram considerados mercadoria.
Ou tomar conhecimento que Alfredo da Silva está ligado à criação da empresa seguradora Império, que introduziu novas técnicas na actividade seguradora, nomeadamente a Publicidade e a Formação dos profissionais.

Memória material e imaterial da indústria seguradora

O Clube CHAPAS - Clube História e Acervo Português da Atividade Seguradora, foi fundado em 2011, por profissionais de seguros, tendo por finalidade cuidar e divulgar a memória material e imaterial da indústria seguradora.
No passado dia 5 de junho, o espaço recebeu profissionais da empresa Fidelidade e o Grupo de Cantares FIDELICANTO, que proporcionou um brilhante momento musical e um animado convívio.
Vítor Alegria, do Clube CHAPAS proporcionou uma visita guiada, alertando para curiosidades, pormenores, documentos, acervos, de chapas de automóveis a anúncios luminosos, dando a conhecer a memória e o que está inscrito ma história da actividade seguradora em Portugal, patente na exposição 731 anos do Seguro em Portugal".

Integra o projecto «Cidade dos Arquivos»

Vítor Alegria, sublinhou que o ESPAÇO HISTÓRIA DO SEGURO, integra o projecto «Cidade dos Arquivos», e, um dos objectivos do clube CHAPAS, é manter um programa de visitas guiadas com regularidade ao longo do ano, que serão animadas por uma iniciativa de animação sócio – cultural.
O ESPAÇO HISTÓRIA DO SEGURO, está instalado no Parque Empresarial do Barreiro – Arco Ribeirinho Sul, Rua 44-B, nº 8.

VER FOTOGRAFIAS
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.972163624917452&type=3

08.06.2024 - 16:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.