reportagem

Sara Oliveira, Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro
"Somos mesmo uma grande equipa. Que orgulho temos em todos vós"
. Gratidão a Manuel de Lemos e Ana Mendes Godinho

Sara Oliveira, Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro <br />
. Gratidão a Manuel de Lemos e Ana Mendes Godinho "> A Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, hoje, realizou a tradicional sardinhada, um evento que tem sido um ponto de encontro da comunidade barreirense, de personalidades da região e do país, ao longo de décadas.
Não faltou, como sempre a energia e o calor humano da equipa daquela instituição, para que tudo corra com operacionalidade, nem sequer a alegria e o ritmo da Marcha Popular da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

Abrir as portas da Instituição à comunidade

“Este é um dia muito importante para todos nós, uma vez que nos permite abrir as portas da Instituição à comunidade e testemunhar o reconhecimento público a todos aqueles que nos ajudam a cumprir as 14 Obras de Misericórdias a que nos encontramos vinculados”, salientou Sara Oliveira, Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

Reconhecimento a Manuel Lemos

Antes da tradicional sardinhada decorreu uma sessão, marcada de simplicidade, mas de grande calor humano, que assinalou o descerramento de uma placa, na entrada do Lar de São José, através da qual a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro prestou uma homenagem e reconhecimento de gratidão a Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, e, a Ana Mendes Godinho, que exerceu a função de Ministra do Trabalho e Solidariedade Social.
A Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, recordou que, em Agosto de 2020, “o Lar de S. José enfrentou uma crise muito série com a quase totalidade dos seus idosos a ficar infetada e muitos dos seus trabalhadores impedidos de estar ao serviço pelos mesmos motivos.”
Naqueles tempos difíceis e conturbados, Sara Oliveira, salientou que Manuel de Lemos, que “faz parte da nossa família mais chegada e é um grande amigo que está sempre disponível para nos ajudar”, esteve sempre presente, e, “nunca deixámos de contar com as suas palavras de alento, com os seus conselhos sábios e apoio incondicional.”

Gratidão a Ana Mendes Godinho

A Provedora, recordou, igualmente, que também contou com o apoio de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho e Solidariedade Social, naquele período terrível da pandemia causada pelo COVID-19.
“Quando alguns nos viraram as costas, teve uma série de gestos e tomou um conjunto de decisões que salvou a vida a muitos dos nossos utentes”, afirmou Sara Oliveira.

Garantiram o apoio médico que tanto nos fazia falta

“Foi a resposta pronta e determinada do Dr. Manuel de Lemos e da Dra. Ana Mendes Godinho que nos permitiu reforçar as nossas equipas de ajudantes de lar e que, em conjunto com a Dra. Marta Temido, garantiram o apoio médico que tanto nos fazia falta nessa altura.
Fizeram-no, sem alarde, sem nunca chamar as câmaras de televisão, partilhando, numa base diária, as nossas preocupações, as dores que sentíamos e respondendo, sem nunca falhar, aos pedidos de ajuda que lhe fomos endereçando”, sublinhou a Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

Portugal seja um país de decente, justo e solidário

“Confesso-vos que, a cada ano que passa, reforço a minha convicção de que mais do que lamentar ou criticar quem fica indiferente ao sofrimento alheio, importa reconhecer os homens e as mulheres que não se resignam quando são confrontados com a doença, que não baixam a cabeça perante a pobreza e que lutam, diariamente, para que Portugal seja um país de decente, justo e solidário”, afirmou Sara Oliveira.

Expressar a nossa eterna gratidão

“Dr. Manuel de Lemos, Dra. Ana Mendes Godinho quero expressar-lhes a nossa eterna gratidão por tudo o que fizeram para que os surtos que eclodiram neste edifício que alberga 257 utentes não se transformassem numa imensa tragédia.
Garanto-vos que as palavras que se encontram na placa que vamos agora descerrar ficarão para todo o sempre gravadas nos nossos corações. Muito obrigada aos dois. Por tudo. Pela amizade, pelo apoio, pela coragem e pela vossa generosidade.”, afirmou sara Oliveira.

Sara Oliveira - "merecia todas as placas esta grande mulher"

Após o descerramento da placa, que regista, para memória futura o apoio e contributo de Manuel de Lemos e Ana Mendes Godinho à Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, num breve comentário, a antiga Ministra do Trabalho afirmou que, na verdade, quem merecia todas as placas era esta grande mulher, que é uma grande heroína, a Provedora Sara Oliveira.

Lina Guarda - a melhor funcionária pública do País

Antes de findar aquele momento marcado de muita emoção, gratidão e memória, Sara Oliveira, disse – “quero dar um abraço muito especial àquela que é, para nós, a melhor funcionária pública do País”, dirigindo-se a Lina Guarda, que exerceu o cargo de Delegada de Saúde, nos anos de pandemia.
“Durante esse período, conversámos, uma com a outra, centenas de horas. Rimos muitas vezes, afligimo-nos outras tantas. Chorámos juntas as nossas perdas. Contámos sempre com a Dra. Lina Guarda para nos ajudar a proteger a vida dos nossos utentes e trabalhadores.
Quero que, em nome da Misericórdia do Barreiro, receba este símbolo do reconhecimento que nunca deixaremos de ter por quem sempre esteve ao nosso lado.”, afirmou Sara Oliveira, Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

Somos mesmo uma grande equipa

Sara Oliveira, encerrou aquele momento de gratidão e reconhecimento, endereçando um agradecimento - “a todos os trabalhadores da Instituição que foram uns autênticos heróis e heroínas durante estes tempos tão difíceis. Somos mesmo uma grande equipa. Que orgulho temos em todos vós. - Muito obrigada por tudo o que fazem.”, disse.


26.06.2024 - 19:27

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.